O Mobills e o GuiaBolso são dois apps de finanças pessoais gratuitos ajudam a prever as despesas pelo iPhone (iOS) e Android. Com características similares, um se destaca pelo prêmio de excelência da central de downloads do Android, enquanto o outro oferece sincronização automática com a conta bancária, facilitando ainda mais a economizar no fim do mês.

O TechTudo fez uma seleção com os principais recursos dos dois aplicativos. Confira, a seguir, as semelhanças e diferenças de cada um e escolha o melhor app para você. Os testes foram feitos em um iPhone 6S.

GuiaBolso e Mobills são opções gratuitas para quem deseja organizar as finanças (Foto: Arte/TechTudo)

Interface do app

Os dois aplicativos possuem design simples e intuitivo. Já na tela inicial, tanto o Mobills quanto o GuiaBolso apresentam o saldo disponível na conta, as principais despesas pagas no mês e a comparação com os gastos planejados.

O Mobills sai na frente, trazendo tela inicial separada por cores e exibindo as diferentes categorias (receita, despesas etc.) de maneira mais simples. Com blocos retangulares para separar gráficos e orçamento, o app facilita a visualização das informações. O GuiaBolso, no entanto, pode confundir devido à cor predominantemente branca.

... >

Aplicativos apresentam telas iniciais com recursos semelhantes (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Integração com bancos

O GuiaBolso oferece a ligação direta entre o aplicativo e diversas instituições financeiras. Desta forma, não é preciso cadastrar manualmente os gastos, já que as movimentações são adicionadas de maneira automática. Os criadores do app ressaltam que não é possível realizar nenhuma transação e que os dados são criptografados nos servidores da empresa, garantindo mais segurança ao usuário.

O Mobills exige que o usuário salve manualmente cada movimentação – saques, compras e débitos em geral.

GuiaBolso possui link direto com bancos, já Mobills tem ajustes manuais (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Cartão de crédito

Tanto o GuiaBolso quanto o Mobills permitem a inserção de cartões de crédito em seus aplicativos, mas de maneira distinta. Através do cadastramento de contas, o GuiaBolso pode realizar um link direto com dados do cartão – como ocorre com a Nubank –, tendo acesso às despesas, limites e pagamentos sem necessidade de entrada manual.

Como o Mobills não se conecta com instituições financeiras, você pode separar os gastos do cartão de crédito da conta corrente. No entanto, todas as informações devem ser incluídas manualmente.

Além do cadastro manual, GuiaBolso também permite link direto com cartões de crédito (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Resumo das despesas mensais

Nos dois aplicativos, os resumos das despesas mensais são exibidos em lista, com os itens mais recentes no topo. Os débitos são visualizados pelo nome escolhido pelo próprio usuário – em caso de entrada manual – e também por categorias. O valor e a data da transação ficam dispostos na parte lateral.

No GuiaBolso, essas informações são exibidas na aba "Extrato" e não se limitam apenas aos débitos. Além de verificar as despesas, o usuário consegue visualizar os ganhos e qualquer outra transação positiva na mesma tela.

No Mobills, os números ficam separados. A aba "Despesas" demonstra os débitos ocorridos enquanto o usuário tem acesso aos orçamentos em "Receitas".

Exibição das despesas é bem similar nos dois apps (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Categorias de compras

Os dois aplicativos possibilitam o cadastramento de despesas ou receitas utilizando categorias. Com elas, é possível saber se o usuário está gastando muito com lazer ou contas fixas, ajudando a descobrir onde estão ocorrendo excessos.

No GuiaBolso, é possível cadastrar itens em bônus, contas residenciais, educação, supermercado, alimentação, entre outras categorias. Caso o aplicativo esteja conectado com o banco, os gastos são identificados automaticamente e separados de acordo com a sua natureza.

Apesar do Mobills oferecer apenas oito categorias para despesas – contra quase 30 do GuiaBolso –, o app permite que o usuário crie outras. Para isso, basta escolher um nome, uma cor para exibição no menu "Despesas" e o ícone a ser usado.

GuiaBolso têm mais categorias por padrão, mas Mobills permite a criação de novas (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Planejamento mensal

Em ambos, o usuário tem a possibilidade de cadastrar quanto deseja gastar mensalmente em cada uma das categorias mencionadas acima. É possível decidir, por exemplo, se deseja gastar apenas R$ 200 com lazer em um determinado mês e controlar essa despesa.

Uma vantagem do Mobills é notificar quando o valor escolhido para cada categoria atingir 80%.

GuiaBolso e Mobills permitem a criação de metas para gastos (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Consulta de CPF

Ambos possuem ferramentas para consultar o CPF, constando se há pendências financeiras no nome do usuário. Os usuários do Mobills têm acesso ao Serasa Score. No GuiaBolso, a verificação acontece com o Boa Vista SPC, parceiro do aplicativo.

Consulta de CPF permite que usuário saiba se é bom ou mau pagador (Foto: Reprodução/Wallace Nascimento)

Android ou iOS: qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo