O iFood para Entregadores é um aplicativo destinado a quem deseja trabalhar no ramo de delivery em parceria com restaurantes. Ao realizar o cadastro na plataforma e fornecer dados pessoais, o entregador fica apto a aceitar pedidos de entrega aos clientes do iFood. É possível trabalhar de forma autônoma ou vinculado a um estabelecimento. Ao se cadastrar, o entregador tem a opção de escolher a cidade onde deseja realizar as entregas e quais delas deseja realizar, além de consultar débitos e créditos de corridas e acessar o serviço de suporte do iFood.

Vale lembrar que o app para entregadores está disponível apenas para Android, ou seja, não é possível baixar o serviço no iPhone (iOS). Para explicar como o iFood funciona para o entregador, o TechTudo reúne perguntas e respostas sobre o funcionamento do aplicativo a seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como funciona o iFood?

O iFood oferece um serviço acessível de entrega de comidas via aplicativo. Por meio do app, é possível consultar uma lista de restaurantes próximos à sua localização e seus respectivos produtos. Ao concluir um pedido, a comida é entregue na localização escolhida pelo cliente.

Em outro aplicativo disponibilizado pela empresa, o iFood para Entregadores, o usuário pode se cadastrar para realizar as entregas. Basta se cadastrar e aguardar a validação dos seus documentos para ficar apto a realizar corridas. O software para entregadores permite trabalhar de forma autônoma, ou seja, você escolhe onde e quando deseja fazer entregas.

2. O que eu preciso ter para ser entregador?

Para ser entregador, basta fazer o cadastro no aplicativo e disponibilizar uma foto da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e do documento do veículo. Também é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e dados de conta bancária. Após a validação dos documentos pelo iFood, você já pode começar a aceitar corridas.

3. Quanto ganha um entregador do iFood?

É difícil estimar o ganho de um entregador do iFood, já que seus lançamentos dependem de vários fatores. Entre eles, estão o número de pedidos nos restaurantes da sua área de atuação, o tempo que você passa disponível para aceitar pedidos na plataforma e o trajeto das entregas. Quanto mais corridas você fizer, mais créditos acumulará.

Fique atento aos dias de maior atividade no aplicativo. Aos finais de semana, a movimentação nos restaurantes é consideravelmente maior. Consequentemente, são as datas que oferecem maior oportunidade para os entregadores acumularem corridas e valores.

4. Em quais estados o serviço está disponível?

O iFood está disponível em todos os estados do país, mas em cidades específicas. Os horários de atendimento também variam de local para local. Confira:

  • São Paulo: Domingo a quinta, de 7h00 às 23h59. Sexta e sábado, de 7h00 às 01h59.
  • Rio de Janeiro: Todos os dias da semana, de 7h00 às 23h59.
  • Outras cidades: Todos os dias da semana, de 11h00 às 23h59.

5. Como me cadastro no iFood para Entregadores?

Para fazer o cadastro no aplicativo, é preciso preencher dados como nome, CPF, e-mail e número de celular. Você receberá uma senha provisória por e-mail. Ao acessar a conta no app com a senha provisória, a plataforma solicita a criação de uma nova credencial.

Em seguida, defina o tipo de entrega que deseja fazer. Existem duas opções: autônomo, em que você trabalha de acordo com seu próprio horário e em qualquer região de atendimento do iFood; e fixo em restaurante, que é a opção para quem já trabalha junto a algum comércio parceiro do iFood.

O próximo passo

... é escolher a região em que você deseja atuar com entregas. A seguir, disponibilize uma foto da CNH e uma imagem de rosto e os dados da sua conta bancária. Com o cadastro finalizado, aguarde a validação por parte do iFood. Você receberá instruções sobre uso da plataforma e poderá aceitar os primeiros pedidos.

6. Como aceito uma corrida?

Para garantir uma corrida, é preciso ter mais de 20% de bateria no celular e ativar a localização no modo alta precisão. Isso garante que os pedidos chegarão até você. As ofertas de corrida aparecem na tela inicial. Para aceitá-la, arraste o botão preto para a esquerda. Para recusá-la, arraste o botão vermelho para a direita. Se a oferta permanecer algum tempo na tela do seu aplicativo, ela parará de tocar.

Caso aceite a corrida, uma tela surgirá com nome e endereço do restaurante, número do pedido e horário estimado da coleta do pedido. Caso você não esteja disponível para entregas, é preciso clicar no botão vermelho com ícone de raio. O recurso sinaliza para o aplicativo a sua indisponibilidade. Para voltar a aceitar corridas, é necessário clicar novamente na função. Para se desconectar do aplicativo, basta clicar no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela inicial.

7. Como edito meu perfil no app?

Na tela inicial, clique no boneco no canto superior direito para acessar e editar seus dados cadastrais. É possível alterar dados como telefone, e-mail, região de entrega e dados bancários.

8. Como consulto meus lançamentos?

Para consultar seus lançamentos, clique nos três pontinhos na tela inicial. Aparecerão duas opções: "Extrato" e "Suporte". Em "Extrato", você consulta os detalhes de todos os lançamentos vinculados à sua conta, como débitos e créditos. Também é possível ativar o filtro para buscar lançamentos em datas específicas. O pagamento aos entregadores é feito de 15 em 15 dias, por meio da conta bancária fornecida nos dados cadastrais.

9. Como entrar em contato com o suporte?

Em caso de dúvida, é possível abrir uma chamada com o suporte do iFood. Para fazer isso, clique nos três pontinhos da tela inicial e escolha a opção "Suporte". No menu dessa categoria, na seção "Meus Tickets", você consegue consultar antigos chamados e dúvidas.

Também é possível reportar problemas na entrega, como atraso de entrega do pedido pelo restaurante, endereço incompleto do cliente ou falha na localização do usuário.

10. Como concluir um pedido?

O entregador deve abrir o aplicativo e selecionar o botão "Cheguei" quando se apresentar ao restaurante para coleta do pedido. Essa ação só pode ser feita se você estiver no estabelecimento, o que é confirmado pelo app por meio da sua localização.

Em seguida, é preciso concluir a etapa de coleta no aplicativo e dar início ao trajeto de entrega ao cliente. Ao chegar no local, o entregador novamente deve acionar o botão "Cheguei" no app – o que também serve de notificação para o cliente retirar o pedido. Ainda é necessário que o profissional abra mais uma vez a plataforma para selecionar que essa etapa foi concluída, para que novas chamadas fiquem disponíveis.

11. O que é inativação temporária?

O iFood pode bloquear entregas para usuários que estejam fora dos padrões exigidos pela empresa. Com isso, o aplicativo fica temporariamente inativo até que o entregador resolva as pendências que, segundo as regras, devem proporcionar uma experiência de alto nível para os clientes. Apps que forjam a localização do entregador, GPS inativo, relógio errado e baixa bateria do smartphone são alguns dos principais motivos de bloqueio do iFood Entregador.

Existe algum perigo em fazer compras online? Veja a opinião dos usuários no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo