Os AirPods podem ter ultrapassado o iPhone e se tornado o segundo produto mais bem-sucedido da Apple na história, atrás apenas do iPad. Na avaliação do analista de mercado Neil Cybart, os fones sem fio da maçã já teriam ultrapassado a marca de 25 milhões de unidades vendidas, um recorde ao considerar os dois anos iniciais. Segundo o estudo independente, o resultado positivo seria fruto principalmente do crescimento do interesse pelo acessório nas festas de fim de ano de 2018, mais de dois anos após seu lançamento.

A Apple não confirmou as informações divulgadas no relatório. Historicamente, a empresa mantém números de vendas em sigilo, com exceção de anúncios pontuais feitos na conferência WWDC, que ocorre anualmente em junho, nos Estados Unidos.

A análise de Cybart se baseia em um conceito de sucesso de vendas de acordo com o desempenho nos primeiros anos de vida do produto. Segundo estimativas obtidas junto ao mercado, os AirPods teriam ultrapassado o iPhone em número de unidades compradas ao longo dos dois anos iniciais.

Os fones estariam atrás do iPad, que permanece disparado na liderança: o tablet alcançou o mesmo resultado em apenas um ano. Apesar do iPhone ser atualmente o principal produto da Apple, com 220 milhões de unidades vendidas, seu desempenho comercial demorou mais tempo para decolar.

Para o analista, algo que chama atenção é o aumento de interesse dos consumidores pelos AirPods mesmo sem um modelo novo para estimular a compra. Ou pior: com rumores de que uma nova versão pode estar a caminho para substituir o produto atual.

Possíveis causas passam pela crescente exposição do produto nos ouvidos dos usuários, seu design diferente da maioria dos concorrentes, além do poder de diferenciação social. Tudo isso levaria mais pessoas a considerar a aquisição.

Como consequência, a procura pelos AirPods teria crescido 500% ano a ano, tomando como base o histórico de vendas das festas de fim de ano de 2016, 2017 e 2018. Nesse ritmo, a expectativa é que os fones wireless da Apple alcancem a marca de 50 milhões de unidades comercializadas ainda em 2019.

AirPods

Os Apple AirPods foram anunciados em 2016 junto com o iPhone 7. Chegaram ao Brasil em dezembro de 2016 por R$ 1.399. Desde então, o preço subiu para R$ 1.499 na loja oficial. O fone wireless funciona com conectores auriculares independentes, dá acesso à assistente Siri e acompanha estojo carregador.

O acessório é compatível com todos os iPhones a par

... tir do 5, iPad Mini 2, 3 e 4, iPad Air e Air 2, iPad Pro de 9,7'' e 12,9'', e a sexta geração do iPod Touch.

Segundo informações de bastidores da indústria, a Apple estaria preparando uma segunda versão dos fones com resistência a água, cancelamento de ruído e ativação da Siri apenas com a voz.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo