A Samsung optou por lançar os novos Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge acompanhados de um adaptador USB OTG na caixa. O acessório é compatível com a tecnologia "On The Go" (daí a sigla OTG) que permite conectar os smartphones a mídias de armazenamento externas, como pendrives e HDs externos.

Carregador sem fio pode fazer seu smartphone levitar

A dica também vale para outros celulares que oferecem o recurso. A seguir, você vai aprender a usar o adaptador USB OTG da Samsung no Galaxy S7, mas também vai saber como identificar se seu celular é compatível com o OTG. Em caso positivo, bastará ter em mãos um adaptador para acessar de forma prática o conteúdo de um dispositivo de armazenamento externo.

Passo 1. Conecte o adaptador USB OTG da Samsung no celular.

Conecte o adaptador na porta micro USB do seu celular (Foto: Filipe Garret/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Em seguida, conecte o pendrive ou HD externo na porta USB convencional. Importante: o Android só irá reconhecer dispositivos que estejam formatados em FAT32 ou exFAT.

Conecte o pendrive ou HD externo na outra extremidade do seu adaptador (Foto: Filipe Garret/TechTudo)

Passo 3. Uma notificação será exibida, informando você sobre a conexão bem sucedida com a mídia.

Haverá uma notificação caso a mídia seja reconhecida (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Usando o app Meus Arquivos, você pode acessar o conteúdo do pendrive, movendo e apagando arquivos normalmente.

Com o pendrive instalado, torna-se possível acessar arquivos guardados no seu interior (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Assim como você se acostumou no Windows, lembre-se de remover o pendrive em segurança, tocando em “Desmontar”.

Evite sustos removendo seu pendrive ou HD externo com segurança (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

USB OTG em outros celulares

A tecnologia USB OTG não é uma ex

... clusividade da Samsung. Ela faz parte do padrão USB e é uma decisão do fabricante do aparelho oferecer ou não suporte para o recurso. A princípio, a grande maioria dos smartphones com sistema Android reconhece conexão OTG, mas há exceções.

Alguns celulares que reconhecem USB OTG são: Galaxy S5, Galaxy S4, Galaxy S3, Galaxy Note (todas as edições, inclusive tablets), Nexus 5, LG G2, LG G3, LG G4LG G5, LG Optimus G (Pro, Pro Lite e G2), Xperia Z (todos as edições), Moto E (todas as edições), Moto G (todas as edições), Moto X (todas as edições).

Seu celular não está na lista? Não se preocupe. As especificações sobre USB OTG nem sempre são evidenciadas pelos fabricantes, já que são consideradas por muitos como uma funcionalidade padrão da tecnologia USB em si.

Há aplicativos para Android que fazem a tarefa de verificar o aparelho em busca da compatibilidade. Um deles é o USB OTG Checker, que além de permitir acessar dados em dispositivos conectados via USB, avisa sobre a compatibilidade.

USB OTG Checker permite verificar a compatibilidade do aparelho com o USB OTG (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Para usar o USB OTG Checker não há muito mistério. Conforme mostra a imagem acima, você precisará selecionar “Check Device OS on USB OTG”. Na tela seguinte, toque no botão “Check”: se seu celular for compatível, um aviso em fundo verde será exibido.

Galaxy S6 Edge Plus ou Galaxy S7 Edge? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo