Dois novos Lumias (640 e 640 XL), um teclado, uma demo do navegador Spartan, novos Office e Bing, muitos teasers do Windows 10: esse foi o saldo da apresenta??o da Microsoft no primeiro dia oficial de MWC - maior feira de tecnologia m?vel do mundo - que acontece em Barcelona, Espanha. Al?m disso, a gigante ainda mostrou que o "cross-device", ou a troca de informa??es entre aparelhos, ? uma tend?ncia que veio para ficar.

Acompanhe os lan?amentos ao vivo do MWC 2015

Microsoft apresentou os Lumias 640 e 640 XL no MWC (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

Com muita expectativa no ar sobre o novo sistema multidevice, Windows 10, era natural que o evento estivesse lotado - mesmo come?ando 8h30 da manh?. E n?o foi diferente. Pontualmente, Stephen Elop, CEO de devices e servi?os da Microsoft, subiu ao palco e logo disparou: "O Windows ? nossa casa. Estamos expandindo nosso ecossistema e buscando a melhor experi?ncia entre os aparelhos para ser apenas uma Microsoft". ?

Stephen Elop, CEO da Microsoft, mostrou as novidades da empresa no MWC (Foto: Reprodu??o)

Sem demora, Elop mostrou o Lumia 640, intermedi?rio que chega aos mercados em abril, custando 140 euros na vers?o 3G e 160 euros, com 4G. Trata-se de um Snapdragon 400 (quad-core Cortex-A7 a 1.2GHz) com 1 GB de RAM, 8 GB de mem?ria, expans?vel a at? 128 GB via microSD. No quesito c?mera, o 640 traz uma novidade: o flash LED para a c?mera traseira, de 8 megapixels. A frontal, mais simples, conta com apenas 1 megapixel.

Lumia 640 ? o novo intermedi?rio da Microsoft com a vers?o 3G e 4G (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

A tela do 640 ?- uma Gorilla Glass ?3 - ? IPS, com 5 polegadas e 720p de resolu??o (294 ppi). Para alimentar esse conjunto, uma bateria de 2.500 mAh, que promete autonomia suficiente para um dia de trabalho, segundo a companhia.?

Qual o produto mais esperado do MWC 2015? Opine no F?rum do TechTudo.

J? o 640 XL traz uma tela de 6 polegadas ClearBlack, com a mesma resolu??o do "irm?o menor". A grande diferen?a est? na c?mera, j? que o foblet traz lentes Zeiss de f/2.0 com um sensor de 13 megapixels na c?mera traseira, al?m de uma grande angular de 24 mm no sensor de 5 megapixels na c?mera frontal. Tudo alimentado por uma bateria de 3.000 mAh. O 640 XL chega ? Europa junto com o 640, custando 190 euros na vers?o 3G e 220, na vers?o 4G.

O Lumia 640 X traz uma tela de 6 polegadas ClearBlack e c?mera traseira de 13 megapixels (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

Tanto o 640 quanto o 640 XL v?m com Windows Phone 8.1 com a atualiza??o Lumia Denim completa, incluindo a central de notifica??es acess?vel com um deslizar de dedo na tela, teclado Word Flow e Live Folders. Os modelos tamb?m ser?o

... atualiz?veis para o Windows 10 que estar? dispon?vel ainda neste ano.
Os Lumias 640 e o 640 XL v?m com Windows Phone 8.1 com a atualiza??o Lumia Denim (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

?O Lumia 640 XL estar? dispon?vel globalmente a partir de mar?o nas cores azul, laranja e preta com acabamento mate e na cor branca fosca ou brilhante. J? o Lumia 640 estar? ? venda a partir de abril nas cores azul, laranja e branco brilhante bem como em preto fosco. Os dois modelos ser?o comercializados tanto nas vers?es single SIM LTE quanto na Dual SIM LTE e 3G. O Lumia 640 XL tamb?m ter? uma vers?o single-SIM com 3G.

Al?m dos aparelhos, a Microsoft tamb?m fez algumas demos de fun??es do Windows 10, plataforma que promete rodar em todos os devices de forma unificada. No palco, Neil Broadley, diretor de marketing da ?rea mobile da Microsoft, mostra como o Bing funciona bem entre devices: o usu?rio pesquisa por um restaurante no desktop, desliga o mesmo e, estando logado, o resultado migra para o smartphone. Desta forma, voc? praticamente n?o percebe a diferen?a entre plataformas. E esse ? o objetivo final da Microsoft - e do novo Windows 10.

Broadley, diretor de marketing da ?rea mobile da Microsoft, mostra como o Bing funciona bem entre devices (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

Broadley aproveitou para mostrar ainda um pouco do Spartan - navegador que vai substituir o Explorer do Windows 10 em diante. Mas n?o foi muito: al?m da sincroniza??o universal entre devices, o Spartan teve sua fun??o "modo de leitura" demonstrada. Trata-se de uma tentativa da Microsoft de criar um ambiente clean, livre de distra??es e customiz?vel (voc? pode regular o tamanho das fontes livremente, por exemplo), de modo a facilitar a leitura - e o consumo - de conte?do online.

O Spartan, navegador que vai substituir o Explorer do Windows 10 em diante, ? exibido no MWC (Foto: Reprodu??o)

Outra novidade da coletiva da Microsoft no MWC foi o "novo" Office. Mais algumas fun??es da su?te de aplicativos que vem junto com o Windows 10 foram demonstradas, afinal, a d?vida ? sobre a viabilidade dos aplicativos operarem em diferentes plataformas sem perder seu poder de fogo. No palco, Julia White, chefe da divis?o de Office, demonstrou o qu?o "clean" o produto ficou. Na verdade, ele parece ter sido feito do zero, de t?o r?pido e bonito. O Outlook deixou de ser um cliente de e-mails para se tornar uma agenda completa. Word, Excel, Power Point e o OneNote tamb?m ganharam novas fun??es, tudo de olho nas telas touch.

Julia White apresenta novas fun??es do Word, Excel, Power Point e o OneNote (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

E para facilitar a vida dos usu?rios de dispositivos m?veis, White tamb?m apresentou um simp?tico teclado Bluetooth dobr?vel. Ainda sem pre?o ou prazo para ser lan?ado, o dispositivo promete ser universal: ou seja, n?o vai ser exclusivo para Windows, mas roda tamb?m em iOS e Android.?

Por fim, um recado de Broadley: "A Microsoft est? comprometida com tops de linha. Mas s? traremos novos aparelhos tops de linha ao mercado quando tivermos nossa melhor experi?ncia de software dispon?vel". Ou seja, novos super Lumias, s? quando o Windows 10 estiver pronto e sendo distribu?do - gratuitamente, ali?s -, o que deve acontecer em meados de junho, segundo as estimativas atuais. Enquanto isso, a Microsoft vai ganhando terreno nos mercados de baixo e m?dio custo.?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo