A cultura do videogame se popularizou nos anos 1980. Nos fliperamas, o sucesso era fruto tanto do jogo, como da cabine na qual ele habitava. Naquela época, máquinas vistosas ajudavam a agrupar os jogadores para conhecer a novidade. Confira as cabines de arcade mais impressionantes dos anos 80.

Relembre as máquinas de fliperamas mais incríveis dos anos 90 

After Burner (1987)

Nos anos 80, uma das cabines que, com certeza, mais chamava atenção era a do jogo After Burner. O game tinha vários modelos de cabine. A mais popular era a maior delas, que envolvia o jogador completamente.

Um dos mais importantes arcades dos anos 80, After Burner aparece no filme Terminator 2 (Foto: Reprodução/Eurogamer)

Além da tela, controles e luzes, a cabine possuía um motor que a fazia girar no eixo vertical. O sucesso da máquina arcade de After Burner foi tão grande que rendeu uma participação no filme O Exterminador do Futuro 2, de 1991.

Star Wars (1983)

Em 1983, Star Wars era uma febre mundial muito maior do que nos dias atuais. O filme recebia uma grande variedade de brinquedos e, é claro, videogames. Dentre eles, havia a máquina arcade de Star Wars.

Cabine de Star Wars fazia qualquer um se sentir dentro das naves do filme (Foto: Reprodução / Flickr)

Com dois modelos diferentes, a que os jogadores preferiam era a máquina que parecia um cockpit de um X-Wing, todo estilizado com personagens do filme como Darth Vader.

Out Run (1986)

Quando o assunto é jogo de corrida, antes de Top Gear chegar ao mercado dos consoles quem dominava nos arcades era Out Run. Lançada pela SEGA em 1986, a cabine padrão de Out Run parecia um simulador de corrida. O jogo no entanto, era um arcade racing.

Sucesso nos anos 80, a cabine de Out Run chama atenção de crianças e adultos (Foto: Reprodução / theregister.co.uk)

Um dos destaques da máquina de fliperama era o som de alta qualidade que vinha dos dois alto-falantes. Era algo necessário, pois um dos principais elementos do jogo era a sua ótima trilha sonora.

Hang-On (1985)

Outro jogo de corrida que tinha grande popularidade graças a sua cabine era Hang-On. Em formato de moto, a cabine do game era compacta e toda a parafernália eletrônica ficava oculta em formato de carcaça da moto.

Hang-On chama atenção pelo tamanho compacto. A tela ficava posicionada no painel da Moto (Foto: Reprodução / arcade-museum.com)

Os controles da cabine eram um dos destaques em Hang-On. Era possível, por exemplo, fazer curvas inclinando o corpo de um lado para outro, igualzinho aos pilotos de motovelocidade.

Download grá

... tis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Discs Of Tron (1983)

Definitivamente, não havia nada mais impressionante que entrar em um fliperama e dar de cara com uma máquina de Tron, um filme em que o protagonista é sugado para o universo digital.

Os jogos de Tron não eram muito bons, mas suas cabines eram incríveis (Foto: Reprodução / thisoldgame.com)

Discs Of Tron era a cabine mais vistosa com temática do filme. Favia também a cabine de Tron, outro jogo que era uma coletânea de pequenos minigames com passagens do filme. O destaque de ambas as cabines arcade era o acabamento, com direito a neons que reproduziam as luzes do filme.

Pole Position (1982)

Nos anos 80, quando um jogo era sobre fantasia, as cabines eram geralmente modestas. Mas quando o assunto era algum jogo de corrida, as fabricantes inventavam logo uma máquina arcade gigante.

Máquina de Pole Position à direita. Jogo foi um dos primeiros games de corrida dos arcades (Foto: Reprodução / Wikipedia)

Uma das primeiras a adotar esse padrão foi a Atari. Ao produzir e licenciar o jogo Pole Position (da Namco) no ocidente, a Atari criou uma cabine grande, e que foi muito popular no Brasil. Para ajudar a popularizar o jogo, a Namco encomendou também um desenho animado, que não tinha nada a ver com o jogo, mas ficou bastante conhecido no Brasil.

Gauntlet (1985)

Jogos para até quatro jogadores em uma mesma máquina arcade ficaram populares nos anos 90. Mas uma das primeiras máquinas a trazer tal recurso foi Gauntlet de 1985. Nesse jogo de dungeons, quatro amigos podiam se aventurar em calabouços, e cada um escolhia uma classe única.

Gauntlet era diversão imediata para até quatro amigos (Foto: Reprodução /Pinterest)

Para chegar ao final do game, era preciso mais que habilidade. O trabalho em equipe era essencial, já que cada personagem tinha habilidades muitos distintas. Gauntlet foi um dos responsáveis por manter a Atari viva, mesmo depois do crash de 1983.

Thunder Blade (1987)

Em Thunder Blade, a missão era explodir os inimigos em um game de tiro que possuía duas mecânicas de combate e câmeras diferentes. O áudio era pobre, mas os gráficos e a cabine chamavam imediatamente a atenção de quem passava em qualquer fliperama.

Cabine de Thunder Blade é uma das mais difíceis de se encontrar em um bom estado de conservação (Foto: Reprodução / Youtube)

O grande destaque da cabine era o manche, que controlava todo o game, o restante era acessório. Apesar de impressionar, não era a cabine mais confortável do mundo.

The Last Starfighter (1984)

Um dos filmes mais populares da sessão da tarde era O último guerreiro das estrelas (The Last Starfighter). No filme, um jovem ingressa em uma batalha estelar para salvar a galáxia em combates com naves incríveis.

Cabine do jogo The Last Starfighter era idêntica a do filme (Foto: Reprodução / calitreview.com)

No filme, o teste para ser aprovado, era feito em uma máquina de fliperama. Para o jogo do filme, a Atari recriou a máquina igualzinha à das telonas, deixando as crianças da época com a esperança de serem recrutadas a qualquer momento por algum ser espacial.

Arm Champs (1988)

Pronto para uma queda de braço? Arm Champs era algo totalmente diferente para a época. No melhor estilo Punch Out, o game com personagens carismáticos era uma sequência de combates que eram decididos por quem tem a melhor técnica.

Parece uma máquina de caça-níqueis, mas Arm Champs era um jogo de videogame (Foto: Reprodução / Wikipedia)

O maior sucesso desta franquia foi Arm Champs 2 de 1992, mas nada substituía a impressão inicial do primeiro game. Era totalmente diferente de qualquer máquina arcade da época.

Qual o melhor jogo antigo de fliperamas? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo