O Galaxy S9 e o Galaxy 9 Plus, lançamentos da Samsung aguardados para fevereiro, podem ganhar um modelo redesenhado do Samsung DeX, dock que transforma o telefone em um PC. Segundo o portal Venture Beat e o blogueiro Evan Blass, o smartphone poderá ser encaixado na horizontal para se tornar um touchpad ou um teclado virtual quando conectado a um monitor. A mudança poderia deixar de lado periféricos tradicionais e exigir apenas uma tela extra para abrir aplicativos em tela cheia, como se fosse um computador tradicional.

Se for confirmada, a novidade deve ser uma das poucas inovações dos próximos smartphones da Samsung. Espera-se que os celulares mantenham o design do Galaxy S8 e do S8 Plus, incluindo a entrada P2 para fones de ouvido, além de telas com 5,8 ou 6,2 polegadas.

Novo Samsung DeX deve chegar com os lançamentos Galaxy S9 e S9 Plus em fevereiro (Foto: Reprodução/Evan Blass)

O Samsung DeX foi lançado em 2017 junto com o Galaxy S8 e o S8 Plus. O dock permite conectar o celular na vertical e precisa de três equipamentos extras para criar a experiência de PC: teclado físico, mouse e monitor. De lá para cá, a companhia lançou mais um telefone compatível com o acessório: o Galaxy Note 8 – com direito a nota 9,2 no teste completo.

Uma eventual nova geração do DeX manteria as portas HDMI e USB, mas o deixaria com aparência de base carregadora sem fio. Ao ser ligado na horizontal, o celular poderia habilitar o display para ser usado em conjunto com o monitor externo. Ainda não se sabe que tipo de função a Samsung pode oferecer nesse estado. Teclado virtual e touchpad são duas possibilidades.

Embora o nov

... o DeX deva ser anunciado junto com o S9, espera-se que o acessório seja também compatível com os smartphones premium da Samsung do ano passado. O modelo atual tem preço sugerido de R$ 549 no Brasil.

Vazou tudo: as especificações do S9

Imagem supostamente atribuída ao Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus (Foto: Reprodução/Evan Blass/VentureBeat)

Os próximos celulares de respeito da Samsung foram alvo de diversos rumores na web. A única mudança de visual nos smartphones seria um novo posicionamento do sensor de digitais na parte traseira. Internamente, os celulares deverão trazer o poderoso processador Exynos 9810, de fabricação própria da Samsung. Nos Estados Unidos e na China, os lançamentos trariam o modelo Snapdragon 845, o mais potente produzido pela Qualcomm.

Ambos os chips seriam construídos com a tecnologia de 10 nanômetros, que miniaturiza os componentes para gerar mais processamento em um espaço menor.

Espera-se que o Galaxy S9 seja o mais parecido com o antecessor, mantendo 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento. A versão maior, S9 Plus, seria equipada com 6 GB de RAM e 128 GB de espaço para guardar arquivos (assim como a versão especial do S8 Plus à venda no Brasil). A versão mais avançada do telefone ofereceria ainda câmera dupla na traseira, de modo parecido com o que é visto no Note 8.

Com informações: VentureBeat e Evan Blass

Galaxy S9: o que vocês esperam do lançamento? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo