HDs externos e até mesmo pendrives podem apresentar problemas diversos que impedem o computador de identificar os dispositivos. No caso dos HDs, os problemas mais comuns têm origem em pancadas e quedas, sendo mais difíceis de corrigir, mas, em alguns casos, uma configuração errada ou problemas na conexão pode explicar a dificuldade no acesso.

Confira a seguir algumas medidas que você pode tomar para tentar resgatar o drive ou ao menos isolar e diagnosticar possíveis problemas quando o mesmo não estiver funcionando direito. As dicas valem para computadores com sistema Windows. Vale ressaltar que algumas dicas são mais técnicas, sendo interessante chamar um especialista caso o usuário não tenha experiência no assunto.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Verifique o gerenciamento de disco

A primeira medida que você pode tomar é checar se o HD externo aparece na ferramenta de Gerenciamento de Discos do computador. Para acessá-la, conecte o disco ou pendrive que deseja testar a uma porta USB e, em seguida, clique com o botão direito do mouse no botão iniciar do Windows e escolha “Gerenciamento de Disco”.

Se o HD externo estiver inacessível no Explorador de Arquivos, mas for encontrado entre as opções do gerenciador, boa notícia: é possível que o único problema da unidade seja a falta de uma partição válida inicializada, algo que você pode corrigir com comandos e opções na interface.

2. Testar outra porta USB ou computador

Você também pode testar o disco em outra porta USB do seu computador para tentar descobrir se o problema que o impede de acessá-lo está relacionado com a interface, ou até mesmo tentar visualizar o disco com outros dispositivos, como um segundo computador. O aparelho de celular pode ser utilizado, caso você possua os cabos e adaptadores necessários.

Essa medida é importante porque o problema pode estar relacionado à porta USB. Outra dica importante é tentar evitar o uso de hubs USB: esses acessórios não oferecem energia suficiente e podem ser a razão pela qual seu disco externo não está sendo encontrado pelo computador.

3. Verificar problemas via Gerenciador de Dispositivos

O Gerenciador de Dispositivos do Windows permite encontrar e corrigir problemas com componentes e acessórios conectados ao computador. Para acessar o recurso, clique com o botão direito do mouse sobre o botão iniciar e escolha “Gerenciador de Dispositivos” na lista.

Aqui, é possível verificar se o Windows encontrou algum erro de funcionamento com os componentes relacionados com o problema, como controladores e portas USB, além das unidades de disco. Para verificar, expanda os grupos relacionados a esses elementos e verifique as propriedades dos componentes. Qualquer mensagens de erro relacionada será exibida por lá.

4. Tentar formatar ou criar uma nova partição

Se o HD for detectado pelo Gerenciamento de Disco do primeiro tópico da lista, mas não aparecer no Explorador de Arquivos, você pode tentar criar um novo volume e partição na unidade. Caso o problema seja apenas lógico, será possível acessar o drive, ainda que todos os dados armazenados previamente acabem perdidos.

Para inicializar um novo volume e criar partições no disco, basta encontrar a unidade correta na lista. Aqui, é importante ter cuidado, já que deslizes nessas operações nos discos internos podem causar a perda de seus dados.

Após achar o HD ou pen drive espetado, clique sobre a unidade com o botão direito do mouse para escolher a opção “Novo Volume Simples”. Siga as opções e aguarde até que o Windows conclua a formatação da unidade para testar novamente.

5

... . Limpar drive e formatar via Diskpart

O Diskpart é uma ferramenta poderosa de gerenciamento de disco da Microsoft que pode corrigir erros lógicos diversos em seus drives, inclusive problemas que não são evidentes nas ferramentas nativas. Há uma grande variedade de comandos que podem ser explorados pela ferramenta, mas, nesse caso, você pode começar com o de limpeza de disco.

Para testar, conecte o drive suspeito ao computador na porta USB e execute o Diskpart por meio do Prompt de Comando como administrador. Com a serviço em execução, insira o comando “diskpart”, sem aspas. Na sequência, digite “list disk” (sempre sem aspas) e verifique a saída: você precisa ter absoluta certeza de que a unidade externa foi encontrada para prosseguir. Em caso positivo, anote o número correspondente ao HD externo e o utilize em “select disk X”, em que “X” é o número que designa o disco.

Com o disco corretamente selecionado, execute o comando “clean” para limpar e, com sorte, livrar seu disco de qualquer erro lógico que o torna inacessível. Como ressaltamos anteriormente, o Diskpart é uma ferramenta poderosa e repleta de recursos e comandos que permitem formatar, criar e editar partições, além de corrigir uma série de problemas relacionados. Portanto, é importante ter atenção ao utilizá-la.

Dica extra: testar com outro disco no mesmo case

Qualquer HD externo consiste em um HD comum inserido em uma case com um adaptador SATA para USB. É possível que esse adaptador esteja com problema, e uma forma de identificar essa possibilidade é trocar o disco conectado. Para isso, você vai precisar de habilidade manual com eletrônicos – alguns cases não são pensados para serem abertos com facilidade –, além de um disco rígido sobrando para fazer a troca e o teste. Se você não confia tanto nas suas habilidades em desmontar dispositivos, é o caso de recorrer a um profissional.

Com o HD externo aberto, basta remover com cuidado o disco rígido original e trocá-lo pelo disco confiável do nosso teste. Conecte a placa do case nessa nova unidade na interface SATA e ligue o novo disco ao computador para verificar se o adaptador permite acessá-lo. Em caso positivo, o problema está no disco rígido original que você removeu. Em caso negativo, o problema é a case em si.

Com informações de PC Mag e Make Use Of

Problemas no HD externo? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo