O Adobe Flash tem uma falha grave que permite ataques ao acessar sites com vídeos e animações. O problema foi descoberto pelos italianos do HackingTeam, que desenvolvem softwares vigilância. O grupo analisou o funcionamento do plugin para navegadores e constatou uma brecha que permite instalar códigos maliciosos remotamente e sequestrar máquinas com Windows. O problema ainda não tem solução. Entretanto, você pode se proteger desativando a extensão temporariamente no seu PC.

O que é esteganografia?

Adobe Flash Player (Foto: reprodução)

A vulnerabilidade encontrada no Adobe Flash permite que hackers ataquem inúmeros websites e escondam em vídeos ou animações ameaças que podem infectar o IP que se conecta a um determinado servidor. A vítima, então, faz o download não-intencional do ramsonware Cryptolocker para o computador, que criptografa arquivos e pede um resgate para liberá-los de volta ao usuário.

A Adobe espera liberar uma atualização para o problema muito em breve. Mas, por enquanto, a única solução é desativar o Flash de todos os seus navegadores, ativando-os manualmente em sites confiáveis quando necessário. O procedimento é simples e pode ser feito diretamente pelas configurações do browser, ou usando a extensão Flashblock no Firefox ou Google Chrome.

Firefox

Passo 1. Baixe o Flashblock para Firefox no TechTudo Downloads;

Passo 2. Reinicie o navegador após a instalação do Add-on;

Passo 3. Acesse a lista de Add-ons;

Acesse as extensões do Firefox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Abra as opções do Flashblock;

Abra as preferências do Flashblock (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Desmarque a opção de bloqueio de HTML5 e marque a caixa ao lado de “Block Silverlight as well”. Ao final, pressione “Ok”.

Desative para HTML e ative para Silverlight (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

No Chrome

Passo 1. Baixe o Flashblock para Chrome no TechTudo Downloads;

Passo 2. Acesse a lista de extensões do Chrome;

Vá até a janela de extensões do Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Vá até a pasta onde guardou o arquivo CRX e mova-o para dentro da janela do Chrome;

... iginal/2015/07/08/solte-a-extensao-no-chrome1.png" alt="Solte a extensão no Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)" height="352" width="695">Solte a extensão no Chrome (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Confirme a instalação;

Confirme a instalação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. O Flash passará a bloquear qualquer conteúdo flash na web. Caso queira desbloquear um site confiável, pressione Ctrl+Shift+F. Se quiser salvar o vídeo para assistir offline depois, clique sobre o conteúdo enquanto pressiona a tecla Control.

Manter seu computador sempre protegido é a melhor forma de se prevenir contra ataques virtuais. Veja no TechTudo Downloads os melhores antivírus grátis para Windows e aproveite para conferir opções de antivírus para Android. Os gerenciadores de senhas também podem ser muito úteis. Baixe e proteja-se.

Via The Register

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo