Três aplicativos fraudulentos do tipo fleeceware foram encontrados para download na App Store. A descoberta foi anunciada nesta sexta-feira (5) pela Avast, empresa de produtos de segurança e privacidade digital. Esse tipo de programa surpreende os usuários com cobranças indevidas de alto valor após o período gratuito de testes. Segundo a companhia, 787 mil pessoas tiveram seus iPhones (iOS) afetados.

Os aplicativos em questão são Beetle VPN, Buckler VPN e Hat VPN Pro. Todos eles oferecem serviço de VPN e cobram uma assinatura de US$ 9,99 por semana (R$ 49,70, em conversão direta), prometendo três dias de testes grátis. No entanto, as ferramentas não fornecem as conexões e realizam as cobranças semanais normalmente, caso o usuário não cancele a assinatura. Em consulta nesta sexta-feira (5), os três programas continuavam disponíveis para download na App Store.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ao tentar utilizar a VPN em qualquer um dos três apps, o usuário é direcionado para uma página que solicita a realização de uma nova assinatura. Ao arriscar assinar novamente, é informado de que já possui um cadastro, e, por este motivo, não conseguirá concluir a conexão. Caso não cancele a conta, a vítima seguirá sendo cobrada semanalmente.

Os programas possuem avaliação entre 4,6 e 4,8 na App Store, e exibem avaliações escritas de forma similar, em sua maioria com elogios, que a Avast considera potencialmente falsos. As políticas de privacidade dos três serviços também possuem estrutura muito semelhantes. O relatório também aponta que os valores cobrados pelo serviço oferecido pelos app são muito maiores do que os solicitados por VPNs confiáveis.

Segundo a consultoria de apps Sensor Tower, até o mês de maio, o Beetle VPN havia acumulado 420 mil downloads, o Buckler VPN, 271 mil, e o Hat VPN Pro, 96 mil. Um dos fatores que estaria por trás do grande número de downloads seria o aumento no trabalho remoto causado pela quarentena. Segundo os especialistas, muitas pessoas podem estar recorrendo às VPNs para protegerem seus dados enquanto acessam plataformas online no período.

Saiba se proteger

A identificação de fleecewares se torna difícil porque eles não são considerados apps propagadores de vírus e podem estar camuflados de aplicativos de qualquer gênero. No entanto, podem cobrar quantias absurdas dos usuários em assinaturas semanais, mensais ou anuais de serviços que podem ser gratuitos em outras ferramentas mais famosas.

Ao baixar aplicativos desconhecidos, analise se a página possui somente comentários entusiasmados e artificiais, e fique atento caso encontre avaliações negativas que indiquem abuso ou qualquer tipo de fraude. Nesses casos, a maioria dos comentários revelam que o app não funciona ou cobra quantias em dinheiro de forma indevida.

Outra forma de enganar o usuário é solicitar os dados bancários mesmo antes do período gratuito de testes. Ao fo

... rnecer suas informações de pagamento para a realização de testes, certifique-se de que cobranças não foram feitas naquele momento, e confira os valores debitados após o período experimental.

No iPhone, é possível visualizar todas as assinaturas feitas no aparelho e as respectivas datas futuras de pagamento acessando Ajustes > ID Apple > Assinaturas. Neste mesmo caminho, é possível cancelar cobranças de qualquer aplicativo.

Qual é a melhor VPN para jogos online? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo