Criar m?sica em dispositivos iOS e Android j? ? uma realidade para muitos usu?rios. No entanto, conhecer os melhores aplicativos do mercado ? a melhor forma de saber qual deles se encaixa a sua necessidade de cria??o. Para te ajudar a conhecer os melhores aplicativos de instrumentos virtuais e produ??o musical, veja a lista que preparamos.

Oscar 2015: Deezer re?ne cl?ssicos do cinema e indicados em playlists

Virtual Guitar para iPhone - iOS

O Virtual Guitar para iPhone ? uma op??o para quem deseja simular uma guitarra em seu iPhone (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)


Esse aplicativo gr?tis foi desenvolvido para simular os sons de guitarra em um iPhone. Seu funcionamento ? simples: basta tocar na tela como se estive tocando o instrumento. Ele ainda permite ao usu?rio buscar por sequencias de acordes de m?sicas famosas de artistas como Nirvana e Adele. O app pode ser utilizado em momentos onde n?o temos uma guitarra na m?o para registrar uma ideia ou para fazer um som.

Beatwave - iOS

O Beatwave ? um aplicativo para iOS que permite criar m?sica de forma intuitiva (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)

O Beatwave uma ferramenta de cria??o de m?sica muito intuitiva. Seu funcionamento, que ? inspirado em sequenciadores modernos, traz c?lulas de som que podem ser preenchidas e ritmadas. O utilizador pode definir diferentes sons para cada c?lula, criando assim, pistas com at? quatro sons de instrumentos sintetizados. O Beatwave ? um excelente app para quem deseja entrar para o mundo dos instrumentos virtuais.

Accordion Free - Android

O Accordion ? um simulador para Android permite gravar ideias em ?udio de forma simples (Foto: Reprodu??o/Google Play)


Esse aplicativo ? um simulador virtual do instrumento acordeon. Muito usado em ritmos regionais, h? baixa demanda de simuladores para o instrumento em softwares usado por profissionais em produ??o musical. Sendo assim, o app para Android ? uma excelente op??o para quem deseja gravar o timbre de um acordeon. Para tocar, temos que pressionar os bot?es pretos e as teclas brancas e pretas.

Gar

... ageBand - iOS
O GarageBand traz muitos instrumentos virtuais e permite gravar instrumentos no iPhone (Foto: Divulga??o/Apple)

O GarageBand ? um software indicado para quem est? passando de um n?vel m?dio para avan?ado em ferramentas de produ??o. Seu funcionamento ? o mesmo dos grandes programas de grava??o e sequenciamento como o Logic X e o Pro Tools. No entanto, suas fun??es s?o mais simples e configura??es s?o feitas de forma bastante intuitiva. Ele tamb?m traz diversos instrumentos virtuais nativos que v?o desde e sintetizadores modernos com sons caracter?sticos de m?sica eletr?nica. O GarageBand, muito usado por m?sicos, pode gravar sons de instrumentos reais com a utiliza??o de acess?rios como o iRig.

DJ Studio 5 - Free Music Mixer - Android

O DJ Studio 5 ? uma ferramenta indicada para DJs e amantes da m?sica (Foto: Reprodu??o/Google Play)

Se voc? ? DJ ou gosta de brincar mixando m?sicas, esse ? um aplicativo que pode superar suas expectativas - principalmente se trantando de uma ferramenta gratuita. O DJ Studio 5 conta com a simula??o virtual de dois toca discos profissionais que podem carregar m?sicas salvas no dispositivo. Al?m de possuir um ajuste de batidas por minuto, ele tamb?m permite inserir equaliza??es e efeitos em tempo real, tornando uma mixagem ainda mais rica e criativa.

Reactable mobile - Android e iOS

O Reactable ? um gerador de som muito intuitivo que apresenta diversos sons sintetizados (Foto: Reprodu??o/App Store)

O Reactable, instrumento diferenciado em forma de mesa que ficou mundialmente conhecido nos shows da cantora Bj?rk, tamb?m possui sua vers?o para dispositivos m?veis. Com interface intuitiva e cheia de cores, ele ? muito diferente de qualquer instrumento tradicional. Cada pe?a na tela representa um tipo de controle de par?metro, efeito ou filtro que modificam o ?udio gerado.

Caustic 3 - Android e iOS

O Caustic 3 ? uma ferramenta com diversos tipos de teclados sintetizadores (Foto: Reprodu??o/Google Play)

O Caustic 3 ? indicado para quem j? possui conhecimento intermedi?rio ferramentas de produ??o musical. Similar ao software Reason, ele traz diversos tipos de sintetizadores e feitos que s?o inclu?dos em um mesmo local, permitindo ao utilizador acess?-los rapidamente na tela. A grava??o do ?udio s? ? permitida ap?s o desbloqueio pago da fun??o. Ainda assim, a divers?o proporcionada pelos diferentes sons e tipos de teclados ? garantida.

Orphinio - iOS

O Orphino ? um simulador de Glockenspiel indicado para criar sons sutis e reproduzir melodias simples (Foto: Divulga??o/Orphino)

? um aplicativo que simula o som do glockenspiel, um instrumento percurssivo, similar ao xilofone. Seu funcionamento ? muito simples. O usu?rio deve tocar sobre os c?rculos na tela para reproduzir os sons das notas do instrumento. Ele tamb?m ? indicado para crian?as e pessoas sem afinidades com instrumentos devido as suas caracter?sticas intuitivas. Perfeito para reproduzir melodias b?sicas de m?sicas infantis.

My Piano - ?Android

O My Piano ? um simulador de pianos com 11 sons que permite a grava??o e playback de melodias (Foto: Reprodu??o/Google Play)

Esse piano virtual para Android ? um excelente simulador. Ao todo s?o 11 tipos de instrumentos e oito efeitos que podem ser selecionados e inseridos ao ?udio gerado. Al?m disso, ele permite registrar ideias com um simples e pr?tico sistema de grava??o. Outras caracter?sticas para o usu?rio s?o um sistema de loop e oito temas que alteram a interface do aplicativo.

SoundPrism - iOS

O SoundPrism possui interface intuitiva e at? quatro sons de intrumentos virtuais (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)

O SoundPrism conta com interface simples e muito bonita. Seu sistema de notas permite ao usu?rio tocar ou deslizar o dedo sobre as teclas virtuais. Em suas configura??es, ele apresenta quatro sons de instrumentos virtuais. H? tamb?m uma loja dentro do aplicativo com outros sons que podem ser baixados para o SoundPrism.

Real Drum - Android e iOS

O Real Drum ? um aplicativo que simula o som de uma bateria ? est? dispon?vel para iOS e Android (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)

O Real Drum ? um simulador bateria com?sons incr?veis. Ele permite ao usu?rio tocar as pe?as de uma bateria virtual com a ponta dos dedos para gravar e reproduzir batidas em seu aparelho Android. Mesmo permitindo grava??o, esse app ? indicado para quem tem curiosidade em conhecer o som de uma bateria ou para m?sicos que desejam testar uma levada de bateria.

?Ultimate Guitar Tabs - iOS e Android

Ultimate Guitar Tabs ? uma ferramenta para quem deseja aprender a tocar m?sicas com cifras e tablaturas (Foto: Divulga??o/Ultimate Guitar Tabs)

Esse app n?o ? uma ferramenta de cria??o. Ainda assim, ele conta com um catalogo com cifras e tablaturas de milhares de m?sicas. Dessa maneira, ele ? muito ?til para m?sicos e pessoas que est?o iniciando o aprendizado de viol?o ou guitarra. Se voc? quer aprender a tocar suas m?sicas preferidas, indicamos esse aplicativo.

Real Bass - Android

O Real Bass simula com perfei??o o som de contra baixos el?tricos e ac?sticos no Android (Foto: Divulga??o/Real Bass)

E que tal ter um simulador de contra baixo em seu smartphone? Essa ? a proposta do Real Bass. Com seis tipos de baixo el?trico, uma simula??o de baixo ac?stico e a passibilidade de gravar os sons, ele ? uma excelente op??o para amantes do instrumento de graves. Para fazer m?sica, basta tocar sobre as cordas e o local da escala do instrumento que representa a nota que deseja reproduzir. Tamb?m permite registrar a performance em arquivo de ?udio.

Spotify, Rdio ou Deezer, qual ? o melhor? Comente no F?rum do TechTudo

Acess?rios para aplicativos de m?sica?

Com a ascens?o das ferramentas de grava??o e produ??o em tablets e smartphones, as fabricantes de acess?rios e de softwares passaram a desenvolver acess?rios para ampliar as possibilidades de grava??o e cria??o de m?sica.

Para ligar uma guitarra ou baixo em seu dispositivo m?vel, temos o dispositivo iRig, desenvolvido pela IK Multimedia. O produto ? uma interface de ?udio compacta que pode ser utilizada em softwares como o GarageBand e o Amplitube, tamb?m desenvolvido pela IK Multimedia - permitindo assim gravar e utilizar efeitos digitais em instrumentos el?tricos reais.

O iRig Keys ? uma excelente op??o de teclado controlador para iPad (Foto: Divulga??o/IK Multimedia)

Outra op??o interessante s?o os teclados controladores para tablets e smartphones. Esses aparelhos, que se destacam por permitir que dispositivos m?veis sejam acoplados a eles, podem controlar os sons e par?metros dos instrumentos virtuais. Marcas como Akai e IK multimedia contam com boas op??es de controladores para tablets e smartphones.

Aproveite as dicas de aplicativo e divirta-se criando m?sica em seu iPhone ou iPad, e dispositivos Android.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo