Voc? ? um dos f?s do?MP3 player port?til mais famoso do mundo? O iPod j? est? no mercado h? algum tempo e desde seu surgimento ganhou uma s?rie de adeptos e passou por altera??es t?cnicas e est?ticas, ditando o mercado e tend?ncias. Para entrar em um clima nost?lgico e considerando um poss?vel fim dos dispositivos, o TechTudo recupera a hist?ria dos iPods, relembrando alguns modelos que marcaram gera??o. Vamos nessa?

Lista re?ne caixas de som com Bluetooth mais port?teis e pr?ticas

Primeira gera??o do iPod classic lan?ado pela Apple em 2001 (Foto: Divulga??o)

O iPod estreou no mercado com o modelo Classic, em outubro de 2001, lan?ado pela empresa americana Apple. Antes da descontinua??o do veterano da linha, a s?rie era composta pelos seguintes dispositivos: iPod Classic, iPod Shuffle, iPod Nano e iPod Touch. A chegada do modelo Classic ainda ? considerada como o lan?amento mais arriscado da trajet?ria da marca, por ter sido anunciado no m?s seguinte aos atentados de 11 de setembro, ocorridos nos Estados Unidos.

iPod Classic

Ainda com Steve Jobs no comando da empresa, a Apple anunciou o primeiro iPod no dia 23 de outubro de 2001. O iPod Classic revolucionou o mercado de MP3 players ao permitir o armazenamento de cerca de mil m?sicas em um espa?o interno de 5 GB, al?m de colocar a marca nesse segmento com o p? direito. A medida em que ele era atualizado, ganhava mais mem?ria flash e diversas configura??es, conquistando a cada novidade o status de mais "o famoso do mundo".

Modelo iPod classic ? o primeiro descontinuado depois de quase 13 anos (Foto: Divulga??o)

Para a tristeza dos f?s mais saudosistas, a Apple interrompeu a produ??o do tradicional iPod Classic poucos dias antes do seu 13? anivers?rio, em setembro de 2014. Segundo o diretor executivo da companhia, o fim da linha, que j? estava na s?tima gera??o, deveu-se a falta de fornecedores de pe?as.

A not?cia n?o causou tanto susto, pois suportando o conector de 30 pinos, abandonado pela fabricante em outros dispositivos, certamente a fabrica??o do aparelho seria tamb?m interrompida ? qualquer momento. Com a repercuss?o da retirada da vers?o cl?ssica do mercado, teve iPod classic sendo vendido por US$ 90 mil em site de varejo.

iPod Shuffle

iPod shuffle da primeira gera??o parecia um pen drive (Divulga??o)

Lan?ado em 11 de janeiro de 2005, o iPod Shuffle foi o primeiro leitor de m?sica da s?rie iPod a usar mem?ria flash. Seu nome foi influenciado por reproduzir em uma ordem aleat?ria, em ingl?s ?shuffled?.

Por oferecer modelos menores e n?o ter tela, ele tem op??es limitadas para a navega??o entre as m?sicas. Ao mesmo tempo, ele ? ressaltado como o mais pr?tico da s?rie pelo seu tamanho, bot?es em destaque, painel de controle simples e o recurso VoiceOver (fala o artista e o t?tulo da m?sica em reprodu??o).

E esses aspectos agradaram. Depois da primeira, o iPod?Shuffle ganhou mais tr?s gera??es: 2G em 2006, 3G em 2009, e 4G em 2010. Arrebatando o r?tulo de mais barato da linha ainda comercializada, o iShuffle saiu em vers?es de 512Gb e 1Gb.

... Ldll14tarIaRrE=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/02/19/alguns-indicios-mostram-que-ipod-shuffle-pode-ser-retirado-do-mercado-1.png" alt="Alguns indicios sugerem que o iPod Shuffle pode ser retirado do mercado (Foto: Divulga??o/Apple)" height="333" width="695">Alguns ind?cios sugerem que o iPod Shuffle pode ser retirado do mercado (Foto: Divulga??o/Apple)

A demora no tempo de envio do produto sugere que a Apple pode parar de vender o iPod Shuffle. Segundo compradores, o aparelho est? em falta nas lojas f?sicas da Apple h? algum tempo e a online demora cerca de uma semana para enviar ? lembrando que outros modelos foram descontinuados depois de atrasos similares.

Curiosidade: com a morte do fundador da Apple, no final de 2011, um pequeno iPod shuffle 4G autografado por Steve Jobs foi leiloado na Internet por U$ 10 mil.

iPod Nano

Primeira gera??o do iPod Nano tinha tela LCD que exibia mais de 65 mil cores (Foto: Divulga??o)

O iPod Nano foi lan?ado no dia 7 de setembro de 2005 para substituir o iPod Mini, um modelo reduzido apresentado em janeiro de 2004. O Nano entrou no mercado de players com visor LCD capaz de exibir mais de 65 mil cores em aparelhos com mem?ria de armazenamento de 1GB, 2GB e 4GB. Foi uma grande inova??o na ?poca!

iPod Nano 7G equipado com Bluetooth e tela Multi-Touch de 2,5 polegadas (Foto: Divulga??o/Apple)

Apresentado ao p?blico interessado em ter suas m?sicas, imagens e v?deos em um ?nico dispositivo, o aparelho chegou com a ?tima proposta de auxiliar boas configura??es com tamanho fininho.

A s?tima e ?ltima gera??o (7G) da s?rie de iPods em tamanho reduzido foi anunciada em Setembro de 2012. Considerado at? os dias de hoje como o mais fino da linha, o 7G ? quase do tamanho de um cart?o de cr?dito e tem somente 5,4 mm de espessura. Est? equipado com Bluetooth e tela Multi-Touch de 2,5 polegadas, quase o dobro do tamanho da tela da vers?o que o antecede.

iPode Touch

Primeira gera??o da linha iPod touch j? era semelhante ao iPhone 2G (Foto: Divulga??o)

A primeira gera??o do iPod Touch foi divulgada publicamente no dia 5 de Setembro de 2007, com a grande novidade da inclus?o dos recursos Cover Flow e Multi-Touch para a linha. Foi o primeiro de todos modelos do player MP3 a incluir acesso Wireless ? iTunes Store. O iPod Touch ? o mais potente da linha at? hoje fabricado.

Omais charmoso e poderoso da linha n?o ganha nova gera??o h? quase 3 anos (Foto: Divulga??o/Apple)

Assim como o modelo Nano, o Touch teve sua quinta e ?ltima gera??o (5G) apresentada em Setembro de 2012. Mas em 30 de maio de 2013 foi lan?ada uma continua??o de 16 Gb, cor ?nica, tela Retina de 4 polegadas, chip A5 dual-core, placa Wi-Fi atualizada e a retirada da c?mera traseira.

Ultrafino e colorido, ele reproduz m?sica com a melhor qualidade, tira fotos e grava v?deos em HD, al?m de permitir chamadas de videoconfer?ncia. A Apple classifica-o como um videogame port?til por sua alta capacidade gr?fica e sua diversidade de jogos superiores ao Nintendo DS, Nintendo 3DS e PSP.

O upgrade deu origem h??boatos?de que a linha Touch tenha nova gera??o em 2015, para que seu hardware se aproxime da atual capacidade do iPhone 6. As especula??es podem fazer sentido pela semelhan?a do ?ltimo iPod com o iPhone 5.

Apple classifica o iPod touch como videogame port?til por sua alta capacidade gr?fica (Foto: Divulga??o/Apple)

? preciso entender que em alguns casos existiu mais de uma atualiza??o em cada gera??o de determinado modelo, e cada revis?o significativa representava nova ?gera??o? ? informalmente o termo ? abreviado com a letra ?G?, sem rela??o nenhuma com o uso do nome da rede de conex?o ?3G?, por exemplo, um indicativo da banda de telefonia celular utilizada.

E l? se v?o mais de dois anos desde que os ?ltimos modelos de iPods foram anunciados. F?s do player de m?sica aguardavam ansiosos por novidades da?Apple?sobre a sexta gera??o (6G) do iPod Touch no mesmo dia do lan?amento do novo iPhone. No entanto, nada de iPod dar ?s caras, o que deixa fortes ind?cios de que a linha do mp3 realmente pode estar caminhando para o fim.?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo