O Google anunciou nesta segunda-feira (16) duas medidas para deixar o Google Chrome mais seguro. O navegador passa a monitorar automaticamente alterações indesejada nas suas configurações — já que algumas extensões, por exemplo, podem mudá-las sem que você perceba ou permita —, informando ao usuário sobre modificações no estado natural do browser e oferecendo opções de restauração.

Além disso, o navegador ganha o recurso Chrome Cleanup, um rastreador de adwares — plugins que exibem propagandas indesejadas, normalmente baixados e instalados juntamente com outros programas, mesmo sem consentimento. A ferramenta de segurança vem incorporada à versão mais recente do browser para desktop, em atualização que começa a chegar de forma gradual para usuários de WindowsmacOS e Linux ficam de fora. Saiba mais sobre as novidades.

Antivírus para Chrome promete remover adware do computador (Foto: Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Navegação segura

Malwares focados em navegadores podem fazer mudanças no browser, alterando automaticamente suas configurações. Essas modificações interferem no endereço da página inicial, no buscador padrão e outros atributos sem permissão do usuário. Em alguns casos, até mesmo downloads aparentemente inofensivos, como o Java, também podem reconfigurar a página inicial do Chrome.

A partir da nova versão do Chrome, o Google passa a identificar quando isso acontece e a emitir um alerta. Se houver alterações indesejadas, o navegador irá sugerir que o usuário faça uma restauração para as configurações originais.

... tent-photo">

Chrome vai alertar sobre alterações indesejadas no navegador (Foto: Divulgação/Google)

Chrome Cleanup

Ao fazer download de um programa, ele pode vir acompanhado de softwares indesejados no processo de instalação, sem o seu conhecimento. O Chrome Cleanup envia uma alerta quando detecta esse tipo de situação e oferece uma forma ágil de remover o software que você não deseja baixar no computador.

A ferramenta ganhou um redesenho que torna mais simples visualizar esse processo. Além disso, o recurso foi aprimorado com a tecnologia da empresa de segurança, funcionando como um complemento ao antivírus do computador.

O Google alerta que o Cleanup não substitui um antivírus comum, pois é responsável por uma camada secundária de proteção. A tendência é de que a ferramenta seja focada em ameaças voltadas para a navegação web, com menos atenção para vírus que afetam arquivos do computador.

Chrome Cleanup funciona como antivírus embutido no navegador (Foto: Divulgação/Google)

Como obter

O Chrome Cleanup já existia em builds anteriores do navegador, mas foi remodelado e aperfeiçoado. O mesmo vale para o recurso que monitora ações indesejáveis que mudam as configurações do browser. Ambas as ferramentas, agora em versão final, ficarão disponíveis aos poucos para todos os usuários de Google Chrome. Para garantir que a novidade chegará, basta acessar as configurações do browser e ativar as atualizações automáticas.

Veja como escolher um bom antivírus para o PC

Via Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo