A Apple admitiu que seus produtos são vulneráveis às falhas Meltdown e Spectre, descobertas no começo da semana por pesquisadores da área de segurança. Os problemas afetam processadores de computadores e celulares, incluindo Mac e iPhone. A boa notícia é que as atualizações de software liberadas em dezembro de 2017 já trazem parte da proteção contra eventuais ataques de hackers.

Um novo pacote de segurança será disponibilizado em breve para o navegador Safari no macOS e no iOS. Segundo a fabricante, o Apple Watch é imune às vulnerabilidades. Veja o que você precisa fazer para manter seus aparelhos protegidos.

Apple admite que falha em processadores afeta usuários de iPhone, iPad e Mac (Foto: Divulgação/Apple)

Download de aplicativos

As falhas de segurança Meltdown e Spectre requerem que um aplicativo malicioso seja instalado pelo usuário no celular ou no computador. Isso significa que não é possível ter o dispositivo invadido por um ataque à distância pela rede. Esse tipo de perigo esteve presente em bugs como o WannaCry, que atacou o Windows em 2017, mas não vale para as novas brechas de segurança de processadores.

Segundo a Apple, ainda não há relatos de que hackers já tenham explorado as vulnerabilidades, mas é preciso ter cuidado com o download de aplicativos. A recomendação é instalar programas somente da loja oficial. Embora o iPhone só permita o acesso à App Store, é comum que usuários de Mac recorram a sites de terceiros para baixar software. Nesse caso, a dica é abandonar a prática e usar

... estritamente a Mac App Store.

Atualização

Os iOS 11.2 e macOS 10.13.2, liberados em dezembro, possuem uma primeira camada de segurança contra os bugs Meltdown e Spectre. Isso significa que os usuários que já baixaram os últimos updates não passam por grande perigo. A proteção deverá ser complementada em breve com uma atualização para o Safari.

Segundo a Apple, além do app malicioso instalado, o aparelho da vítima deve permitir a execução de um código no navegador – por isso, há a necessidade de corrigi-lo também. A empresa garante que as correções não geram impacto de performance nos dispositivos.

Como atualizar o iPhone

Passo 1. O procedimento para atualizar o iPhone e se proteger da nova falha é o usual. Primeiro, acesse o app Ajustes e selecione o item “Geral”. Em seguida, acesse a opção “Atualização de software”.

Acesse o menu de atualização nas configurações do iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Ao receber o alerta de que há uma atualização disponível, toque em “Transferir e instalar” . Para continuar, será necessário digitar o código de desbloqueio do iPhone.

Faça o download da atualização no iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Aguarde o fim do download e toque em “Instalar agora” para aplicar as mudanças. O iPhone será reiniciado na hora.

Instale a atualização no iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como atualizar o Mac

Passo 1. Para atualizar um MacBook, iMac ou Mac Pro, abra o aplicativo da Mac App Store e acesse a aba “Atualizações”.

Acesse a aba Atualizações da Mac App Store (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Procure por uma atualização do macOS High Sierra. A correção para os bugs Meltdown e Spectre estão presentes na versão 10.13.2. Se você não encontrar essa versão, baixe todas as atualizações anteriores do sistema até ela aparecer. Quando isso ocorrer, clique em “Atualizar”.

Atualize o macOS para a versão 10.13.2 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. O macOS pedirá para reiniciar o computador para completar a instalação. Na notificação que aparecer, clique em “Reiniciar” e prossiga.

Reinicie o macOS para instalar a atualização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Com informações: Apple

Qual smartphone da Apple vale mais a pena comprar? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo