Demorou, mas a Facebook M, assistente pessoal do Messenger, chegou ao Brasil. Lançada em abril nos EUA, a função leva a rede social para outro cenário em que torna-se uma concorrente de outras assistentes virtuais em celulares e computadores como o Google Now (Android e Chrome OS); a Siri (iOS/iPhone e macOS); e a Cortana (no Windows 10 e via aplicativo). De acordo com a plataforma, a M começa a ser lançada em português gradualmente nesta terça-feira (10), para iPhone e Android. Ou seja, chegará aos poucos para quem tem o Facebook Messenger instalado.

Assistente Facebook M chega ao Brasil em português (Foto: Divulgação/Facebook)

Baseada em Inteligência Artificial (AI), a M é um robô virtual que sugere recursos e conteúdo relevante durante uma conversa entre você e seus amigos. De acordo com o Facebook, "enriquecendo a maneira como as pessoas se comunicam e resolvem coisas pelo Messenger". Na ocasião do lançamento, o vice-presidente do Facebook, David Marcus, disse que a M poderia comprar itens, entregar presentes para pessoas queridas, fazer reservas em restaurantes, organizar viagens e compromissos, e muito mais. Na prática, porém, a versão que chega ao Brasil apenas sugere gifs e emojis, envia localização e cria enquetes nas conversas, ainda.

Isso significa que, de forma inteligente e totalmente automatizada, o mensageiro oferece ações e informações úteis direto na janela do seu chat, sem que você ative os recursos por iniciativa própria, mostrando opções que as pessoas ainda não sabiam que estavam disponíveis no Messenger na sua tela e sem muito esforço.

Para entender a Facebook M

As sugestões de r

... ecursos, gifs e emojis aparecem quando é reconhecida uma intenção na conversa. Ou seja, se você escrever algo que a assistente entenda que pode ajudar, ela vai "interferir" nesse chat com uma sugestão bastante discreta.

De acordo com o Facebook, a M foi construída com base em técnicas de aprendizagem de máquina (machine learning) de Inteligência Artificial. Quando a assistente estiver disponível no seu mensageiro, basta conversar com um amigo ou em um grupo e a M poderá fazer uma sugestão. Quando isso acontecer, aparecerão o logotipo M (veja na imagem abaixo) e alguma proposta de ação.

"M aprende: quanto mais você usar, mais poderá ajudá-lo", garante o Facebook.

Logotipo da M, no Facebook Messenger, avisa quando está ativada (Foto: Divulgação/Facebook)

Para quem não curtir a ideia de um robô se metendo na sua conversa, a rede social afirma que as pessoas têm sempre a opção de ignorar ou dispensar uma sugestão se ela não for útil. Ou, ainda, se não quiser usar a M, você pode deixá-la calada usando a opção "mudo", alterando o que ela pode fazer em configurações.

Cansou do Facebook?
Conte no Fórum do TechTudo qual rede social você está usando.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo