Cientistas da universidade técnica de Delft, na Holanda, criaram um novo sistema de armazenamento de dados que usa átomos para reter dados em uma estrutura tão densa que em 1 mm seria possível guardar 500 TB de informação. 

Impressoras 4D podem se tornar uma realidade; diz pesquisa

Considerando que, hoje, a forma mais segura de guardar essa quantidade de arquivos envolve usar muitos discos (é possível usar 50 discos rígidos de 10 TB, por exemplo), a descoberta dos pesquisadores pode abrir espaço para sistemas muito mais compactos e econômicos do ponto de vista energético.

HD usa átomos de cloro e cobre para definir códigos binários em espaços que são 800 vezes menores do que a espessura de um fio de cabelo (Foto: Divulgação/Delft)

A estrutura do disco criado na universidade pode ser desmembrada em frações de 1 kilobyte e que cabem em pequenos retângulos de cobre, que medem 96 por 126 nanômetros, que significa ser 800 vezes mais fino que a espessura de um fio de cabelo. A base de cobre é polvilhada por átomos de cloro, que servem para estabilizar uma matriz que representa os dados.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Usando princípios da física quântica, os cientistas criaram um mecanismo que move os átomos conforme a necessidade. Posicionando um átomo de cloro sobre um de cobre, o sistema reconhece a posição como o 1 do código binário. Se, por outro lado, o cloro está embaixo, o valor é o 0.

O resultado desse método é um meio de armazenamento que atinge uma densidade de 500 terabits por polegada quadrada, algo equivalente a 500 vezes a densidade dos melhores discos rígidos vendidos comercialmente no momento. Os cientistas da universidade holandesa estimam que, a esse nível, é possível armazenar todos os livros já escritos pela humanidade em um HD do tamanho de um selo postal.

O vídeo abaixo, em inglês, dá mais informações sobre a tecnologia:

... src="//www.youtube.com/embed/ZcU-sZJkh_U">

Atualmente, a pesquisa é encarada como promissora pelos cientistas, ainda que uma aplicação prática desse método de armazenamento esteja um pouco longe do uso comercial. O HD atômico apenas funciona em ambiente de vácuo perfeito e em temperaturas próximas do zero absoluto.

Via Delft University of Technology, Nature

Quais são os maiores mitos sobre PCs? Usuários respondem no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo