A Samsung apresentou um novo tipo de cartão de memória, chamado UFS. O Universal Flash Storage oferece um formato muito parecido com o microSD, mas com vantagens interessantes, que podem substituir a tecnologia mais antiga e utilizada atualmente. Segundo a fabricante, o padrão terá capacidade para celulares, câmeras, drones, robôs e headsets de realidade virtual.

Cartão microSD da SanDisk tem 256GB e pode ser o mais rápido do mundo

O UFS é desenvolvido com maior armazenamento, de 32 GB até 256 GB. Além disso, a velocidade de transferência de dados é muito maior, ponto fraco dos microSDs, especialmente no uso de arquivos muito grandes. 

UFS poderá substituir microSD oferecendo mais velocidade e armazenamento (Foto: Divulgação/Samsung)

Velocidade

Diferencial do UFS, a velocidade é equiparável ao desempenho de um SSD. Um filme de 5 GB, por exemplo, poderia ser transferido em apenas 10 segundos em um cartão com o novo formato. O mesmo arquivo consumiria 50 segundos para ser movido para o microSD.

Em números, o cartão da Samsung oferece 530 MB/s de velocidade de leitura sequencial e deve ter performance de leitura 20 vezes melhor do que o microSD.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para gravação sequencial, o novo cartão de memória deve chegar a 170 MB/s, algo em torno do dobro do possível com um microSD. A performance de gravação deve ser em torno de 350 vezes melhor, também de acordo com estimativas da Samsung.

Disponibilidade 

Cartões UFS serão lançados com versões de 32 a 256 GB (Foto: Divulgação/Sams
... ung)

Mesmo que o cartão UFS chegue ao mercado agora, ainda não é uma boa ideia investir no formato. Por enquanto, não há hardware disponível que tire proveito do potencial do novo padrão. Apesar de parecer muito com o microSD, os dispositivos não encaixam nos slots utilizados hoje. 

A Samsung não tem previsão de lançamento comercial dos cartões UFS. Espera-se, contudo, que a fabricante patrocine a introdução do formato, lançando celulares e câmeras compatíveis com os novos dispositivos em breve.

Via Samsung, Engadget

Qual a diferença entre os cartões SD? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo