O Apple Music Web é a versão oficial para navegadores do streaming de músicas da Apple, liberado para todos os usuários na última semana. Com a novidade, o serviço pode ser acessado no computador sem precisar instalar nada. A plataforma oferece um vasto catálogo musical organizado em álbuns, playlists, rádios e programas especiais com artistas. O site ainda conta com recomendações de conteúdos e oferece listas com artistas mais reproduzidos em diferentes países, inclusive com a parada brasileira. A interface do sistema e seu funcionamento são similares a dos principais rivais, como Spotify, Deezer e Tidal.

A versão na web permite salvar conteúdos na biblioteca online pessoal de cada usuário, organizando assim conteúdos distintos em pastas. O serviço é liberado por meio de uma Apple ID e uma assinatura mensal de R$ 16,90. Além do player na web, a plataforma conta com versões para Windows, Mac OS, Android e iOS (iPhone e iPad). A seguir, confira as principais características do Apple Music Web.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

1. Videoclipes

O Apple Music no PC oferece a reprodução de videoclipes de artistas nacionais e internacionais. Para isso, conta com uma página exclusiva onde os vídeos são organizados por playlists temáticas, estilos musicais e apresentações ao vivo. A reprodução desses conteúdos é feita preenchendo a tela do navegador ou em modo de tela cheia.

Usuários podem acompanhar as cenas e utilizar os controles de reprodução comuns em qualquer player de vídeo. Além disso, há uma opção para ativar legendas sobre a tela. Esse recurso é útil quando algum vídeo oferece traduções simultâneas, como no caso das entrevistas com artistas do canal Beats 1.

2. Top charts e Top 100 do dia

A página de Top Charts e Top 100 do dia são uma excelente alternativa para conhecer os artistas e músicas que estão em destaque no Brasil e no mundo. O sistema identifica automaticamente a região do usuário para oferecer as mais reproduzidas no momento por outros membros do serviço. Dessa maneira, as músicas são listadas em ordem crescente e podem ser reproduzidas a qualquer momento.

O mesmo funciona para o Top 100 do dia. No entanto, a visualização oferece quadros com listas organizadas por país, basta clicar sobre uma das imagens para visualizar a lista de músicas em destaque em cada região.

3. Explorar

A aba "Explorar" oferece uma visualização completa de tudo que o Apple Music oferece ao usuário. A ferramenta funciona como um resumo do conteúdo do serviço, apresentando lançamentos do momento, novas músicas da plataforma, playlists temáticas, Top 100 do dia, listas atualizadas e próximos lançamentos de artistas.

A página também oferece um sistema de recomendações para os usuários, baseado em faixas preferidas e recentemente reproduzidas no player. Dessa maneira, é possível conhecer novos artistas e playlists disponíveis na plataforma.

4. Entrevistas da Beats 1 e transmissão ao vivo da rádio

A Beats 1 é uma rádio online da Apple com transmissão de música 24 horas por dia. A programação da estação é comandada por DJ renomados, como Zane Lowe, Matt Wikinson e outros. A rádio está disponível na versão web apenas no navegador Safari. Além disso, a programação é global e não apresenta conteúdos específicos para os países onde o serviço atua.

A sessão Entrevistas da Beats 1 conta com diversas conversas com artistas de todo o mundo, inclusive brasileiros. A platafo

... rma oferece o conteúdo em vídeos gravados nos estúdios na rádio e outras locações.

5. Biblioteca de músicas e playlists salvas

A plataforma permite que usuários salvem qualquer música, álbum ou playlist em sua biblioteca online. O recurso é ideal para manter salvos os conteúdos para ouvir depois ou sons de artistas preferidos dentro do serviço. A sessão também organiza itens comprados usando uma conta do iTunes. Além disso, a biblioteca oferece filtros para encontrar artistas, álbuns e músicas salvas, o que facilita na hora de encontrar um conteúdo específico.

6. Playlists temáticas

O Apple Music oferece várias playlists temáticas para que usuários apenas apertem o play para ouvir horas de música. Em destaque, está a opção de escolher atmosferas musicais de acordo com temas como "Romance", "Foco" e "Para adormecer". Ao acessar esses grupos, o usuário encontrar diversas listas de reprodução que faixas que seguem o tema proposto.

As listas são ideais para quem busca músicas para atividades específicas, como uma festa particular, sons para relaxar e trilhas para malhar.

7. Rádios

O serviço oferece uma página específica onde usuários podem encontrar rádios e programas criados por artistas como Nicki Minaj, Frank Ocean e Jehnny Beth. A sessão também apresenta diversos podcasts específicos e permite iniciar programas específicos da programação da Beats 1. Além disso, é possível acessar todos os conteúdos de um dos programadores da Beats 1, encontrando assim playlists e programas com curadoria de diferentes DJ's da plataforma.

Ao fim da página, o usuário encontra filtros para visualizar conteúdos de acordo com um estilo musical, artista ou tipo de atividade que deseja desenvolver enquanto usa a plataforma.

8. Recomendação "Para você"

A sessão "Para Você" exibe recomendações que usam a atividade do usuário na plataforma como base. Sendo assim, a página exibe playlists, programas e músicas em estilos musicais favoritos de cada usuário. A funcionalidade pode ajudar pessoas que desejam continuar ouvindo canções de um estilo que gosta ou que desejam encontrar recomendações de novos artistas similares aos que já foram reproduzidos em sua conta no serviço.

9. Compartilhamento em redes sociais

Qualquer música, programa ou playlist do serviço recebe a opção de compartilhamento com o Twitter e com o Facebook. O recurso permite apresentar para amigos suas canções preferidas e sugerir que eles ouçam o conteúdo pelo Apple Music, o que é possível desde que tenham uma conta de usuário no serviço. Além do compartilhamento direto, a plataforma oferece a opção para copiar o link do conteúdo na web, permitindo assim que ele seja enviado por e-mail ou mensageiros online.

iOS vale a pena? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo