Doom é o novo jogo da popular série de tiro em primeira pessoa, lançado em 2016 para PS4, Xbox One e PC. Entre as novidades do shooter, há o modo Snapmap no qual é possível criar e editar mapas para partidas cooperativas e multiplayer. Entenda como funciona o sistema de criação e saiba como projetar mapas demoníacos em Doom nos consoles e PC.

Relembre todos os games da clássica série Doom até o reboot de 2016

O modo Snapmap pode ser acessado a partir do menu principal do jogo. No submenu do sistema de formação de mapas, o usuário é capaz de baixar estágios criados por outros jogadores, além de visualizar tutoriais de treinamento básico e avançado. É importante ressaltar que todo o conteúdo foi adaptado ao nosso idioma, inclusive os ícones de ajuda.

Doom: como criar mapas no modo Snapmap (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Para arquitetar um mapa desde o início, selecione a opção “Criar Mapa”. Caso você queira começar com um pré-projeto para agilizar o processo de criação, escolha a aba “SnapAcademy: Referência”. É altamente recomendável passar pelas etapas de treinamento antes de se aventurar pelas complexas ferramentas do Snapmap.

Doom: menu do Snapmap traz tutoriais básicos e avançados (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

As opções de mapas a serem projetados inclui Mata-mata clássico, Capture a Bandeira, Extração, Redi do Pedaço, Sobrevivência, Mata-mata por equipe e o modo Minúsculo. Ao criar um novo ambiente, é possível utilizar as funcionalidades do editor para conceber efeitos de luz, decorações, monstros e armas.

Doom: crie um mapa do zero ou inicie com algo pré-construído (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Depois de projetar a planta da arena, você pode mudar para a visão em primeira pessoa a qualquer momento. Os testes devem ser realizados ao pressionar o botão de pausa, em “Jogar Snapmap”. Com o projeto definido, selecione os tipos de demônios que vão estar presentes, bem como armas, pacotes de munição, bolsas de saúde e objetos de composição de cenário.

Doom: selecione inimigos, armas e objetos para compor o ambiente (Foto: Reprodução.Victor Teixeira)

No submenu “Propriedades”, o editor permite ampliar o desafio do mapa elevando o modificador de saúde e dano dos inimigos. Além disso, você pode alterar o comportamento de surgimento e, é claro, inserir possibilidade de execução gloriosa durante o combate.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

... .glbimg.com/zBR2n8OCIf753Ycdsrc2vC7ISTw=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/11/doom_201605101322151.jpg" width="695">Doom: mude as propriedades dos objetos e inimigos (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Quando um objeto é posicionado no ambiente, o jogador deve definir uma propriedade de som para que ele possa reproduzir o áudio desejado. Para isso, selecione as propriedades do item e posicione um alto-falante ao lado do ícone do objeto.

Doom: defina o tipo de efeito sonoro dos objetos (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

A etapa mais complexa é, sem dúvida, a parte de criação de conexões, em que as configurações de vitória e derrota precisam ser definidas. A dinâmica de jogo é construída por meio de ligações entre os objetos. Com isso, será preciso interligar personagem, inimigos e condições de jogo em sequência.

Faça conexões entre personagens e inimigos para formar os padrões de jogo (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Caso tenha dúvidas sobre como realizar o procedimento de conexão, as fases “Criando Conexões” e “Como se conduzir” do treinamento básico explicam em detalhes o passo a passo dos ajustes e navegação. Não hesite em consultá-los eventualmente.

Qual o melhor jogo da Bethesda? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo