PES 2020 e FIFA 20 são as versões mais recentes dos principais jogos de futebol do mundo. Lançados por Konami e EA Sports, respectivamente, os títulos estão disponíveis para PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC (pelo Steam). Rivais no mercado, ambos também geram disputas entre os jogadores que discutem qual dos games é o melhor. Na comparação com seu rival, PES 2020 possui recursos que o destacam como times brasileiros licenciados, mais clubes parceiros e até uma versão gratuita. Veja, a seguir, uma lista com os diferenciais que o jogo da Konami tem e que o FIFA fica devendo.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Times, jogadores e estádios brasileiros licenciados

Um dos diferenciais mais importantes de PES 2020 é a parceria com clubes brasileiros. O fato, que ocorre já há alguns anos, faz com que o game tenha equipes e jogadores oficiais. Para o público do país, esse com certeza é um recurso relevante, já que somente em PES 2020 é possível jogar com o time de coração com todos os jogadores de verdade, esteja a agremiação na Série A ou Série B do Campeonato Brasileiro.

Além disso, o acordo do game com os clubes possibilitou até que os estádios estejam presentes no game. Por causa disso, locais como o Maracanã, Allianz Parque, Morumbi, Vila Belmiro, Beira-Rio, São Januário, Arena Grêmio e outros são jogáveis e completamente fiéis aos originais.

2. Clubes parceiros

Outro trunfo bastante importante que PES 2020 possui na comparação com o rival são os acordos com clubes. Bayern de Munique, Barcelona, Manchester United e Juventus são parceiros oficiais do game e estão na divulgação do jogo, incluindo a capa. A equipe italiana, inclusive, é exclusiva do título da Konami.

Além dos citados, PES 2020 ainda possui parceria com times como Arsenal, Milan, Monaco, Inter de Milão, River Plate, Boca Juniors, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Flamengo e Universitário do Peru. Ao todo, são mais de 25 times que fecharam algum tipo de acordo específico com o jogo.

Veja todas as novidades de PES 2020 para o Brasil

3. Narrador profissional

Milton Leite é mais um diferencial de PES 2020 em relação ao concorrente. Há trinta anos trabalhando em eventos esportivos como narrador, ele acaba se destacando na comparação com Tiago Leifert, narrador do FIFA. Apesar desse aspecto entrar em um quesito de gosto pessoal, PES optou por um profissional da narração, enquanto o rival escolheu um novato na função.

Milton Leite, inclusive, emprestou a voz a um game de futebol pela primeira em 1999, justamente em um FIFA. O jornalista e apresentador Tiago Leifert narra no mundo digital desde FIFA 13. O narrador Milton Leite está no game da Konami há três anos.

4. Ex-craques como técnicos na Master League

A Master League foi um dos recursos que consagrou PES ao longo dos anos. Para manter a atratividade, a cada edição do jogo a Konami vai adicionando detalhes ao modo. Na versão mais recente, um dos diferenciais da Master League em relação ao Ultimate Team (equivalente do FIFA) é a possibilidade de contratar ex-jogadores como técnicos.

Além de craques internacionais como Maradona, Johan Cruyff, Ruud Gullit e Lothar Matthäus, também há brasileiros na lista. Os ex-jogadores Zico, Romário, Bebeto e Roberto Carlos estão na lista das personalidades que fizeram uma parceria com a Konami. Todos eles tiveram seus rostos scaneados e podem ser utilizados para treinar as equipes e seleções na Master League.

5. PES 2020 Lite

A Konami lançou em dezembro de 2020 PES Lite, uma versão gratuita do game. Disponível para PS4

... , Xbox One e PC (Steam), o jogo possui treze clubes, incluindo Barcelona, Manchester United, Arsenal e brasileiros como Corinthians, Flamengo e Palmeiras. Além disso, o título tem partidas locais offline e modos online como Matchday. Esse é um dos principais atrativos de PES na comparação com o rival FIFA, que só possui uma versão gratuita para celulares. Saiba como baixar PES 2020 Lite grátis no PC (Steam), PS4 e Xbox One.

Como jogar PES online contra um amigo? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo