O iPhone SE é o último lançamento da Apple no Brasil, para completar a linha de celulares. Ao todo, a empresa tem cinco modelos do smartphone no país: o recente iPhone SE, com tela de 4 polegadas, o iPhone 6, o iPhone 6S e as versões maiores, iPhone 6 Plus e iPhone 6S Plus. Seja para trabalhar, correr, jogar, tirar selfies ou fotos, provavelmente, há um iPhone para cada pessoa.

iPhone SE ou celulares baratos com Android? Descubra qual deles vale a pena

Os telefones da Apple contam com diferentes características, vantagens e desvantagens que podem ser mais ou menos úteis para cada tipo de perfil de usuário. Confira a análise do TechTudo e decida qual é o iPhone ideal para você.

iPhone está disponível em cinco variantes com tamanhos de telas diferentes (Foto: Divulgação/Apple)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para os fanáticos por games e aplicativos

Todos os iPhones vendidos atualmente têm bom hardware para apps e jogos, mas há diferenças consideráveis na usabilidade. O iPhone 6S, junto com o SE, é o que tem processador mais rápido e mais memória RAM. O 3D Touch, porém, é o que diferencia o 6S do SE.

Comprar o iPhone 6S é interessante para quem gosta de estar por dentro das novidades e pensa que os atalhos e pré-visualizações oferecidos pelo 3D Touch serão úteis. No entanto, tenha em mente que essa é uma funcionalidade ainda não explorada por todos os desenvolvedores de apps.

iPhone tem 3D Touch que pode ser atrativo para quem gosta de novidades (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já o iPhone 6 traz uma experiência similar ao sucessor em tamanho de tela, porém sem o 3D Touch e com menos memória RAM. O 1 GB de RAM presente no modelo, metade da versão 6S, pode fazer com que apps e jogos em segundo plano sejam fechados para liberar memória. Esse, no entanto, é um problema restrito a apps e jogos minimizados, pois programas abertos na tela rodarão normalmente.

Por fim, o iPhone SE traz o mesmo desempenho que o 6S, mas usuários devem ficar atentos ao display. Além de não ter 3D Touch, a tela do novo modelo tem apenas 4". É ótimo para quem preferer painéis menores, mas desconfortável para quem tem que se readaptar a ícones, teclados e botões menores.

Para quem vai usar o iPhone no trabalho

Quem precisa do iPhone no trabalho deve ficar atento a dois quesitos: o tamanho da tela e a quantidade de memória RAM. O iPhone 6S é o que oferece os maiores números nos dois casos. A combinação de bom de

... sempenho com tela grande oferece melhor experiência em apps, sites e até para digitar no teclado. 
iPhone 6 e 6S Plus tem tela maior que facilita digitação de textos (Foto: Divulgação/Apple)

O iPhone 6 tem as mesmas vantagens do tamanho de tela do 6S, mas peca por ter apenas 1 GB de memória RAM. Com isso, ele não será tão eficiente quanto o iPhone 6S em tarefas mais pesadas. 

Por fim, o iPhone SE tem ótimo desempenho, com 2 GB de memória RAM, mas pode desagradar pelo tamanho da tela. As 4" podem ser pouco úteis para quem vai digitar muito ou lidar com tarefas de muita precisão. Por outro lado, há um ganho em portabilidade, que é comprometida no iPhone 6/6S Plus.

Para quem quem quer arrasar nas fotografias e vídeos

O iPhone 6S é o celular da lista com melhor conjunto para fotografias. O telefone tem câmera traseira de 12  MP com flash dual-LED, Live Photos e gravação em até 4K. Se o foco forem os vídeos, aliás, considere a versão Plus, já que ela tem estabilização óptica (OIS) para reduzir tremores nas imagens. Já as selfies terão até 5 MP, e o usuário pode contar com mais iluminação via Retina Flash.

iPhone 6S Plus tem câmera frontal ideal para selfies (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O iPhone 6 tem as especificações da câmera mais modestas: na traseira, são apenas 8 MP com Flash dual-LED, sem Live Photos e gravação em Full HD (1080p), sendo o iPhone 6 Plus tem estabilização de imagem. Para tirar selfies e fazer videochamadas, a câmera frontal tem sensor de 1,2 megapixel.

Por fim, o iPhone SE fica no meio termo. O aparelho tem melhorias do iPhone 6S na câmera traseira, inclusive os 12 MP, Live Photos e vídeos 4K, mas não tem estabilização (OIS) e a câmera frontal tem apenas 1,2 MP. Ainda assim, o SE pode ser a melhor opção para quem não quer gastar muito.

Para quem vai assistir filmes e vídeos no smartphone

Assistir a vídeos e séries em apps como o Netflix e Globo Play é uma função muito buscada. Nesse quesito, o iPhone 6 e 6S têm desempenho parecido. A versão regular dos smartphones tem tela de 4,7" (1334 x 750 pixels) e densidade de 326 ppi. Já o modelo Plus traz 5,5 polegadas Full HD (1080 x 1920) e 401 ppi de densidade.

iPhone SE é a opção portátil para carregar no bolso e praticar corrida (Foto: Divulgação/Apple)

Já o iPhone SE divide opiniões. Há quem goste da portabilidade, mas muitos usuários reclamam da baixa resolução da tela (1136 x 640 pixels). No entanto, a Apple argumenta que a densidade de 326 ppi é superior ao que o olho humano consegue distinguir a uma distância padrão, ou seja, suficiente para oferecer boas imagens. Para quem quiser conferir, a resolução e o tamanho são os mesmos do iPhone 5S

Para quem é “fitness” e vai correr ou malhar com o telefone

iPhone 6S Plus pode ser grande para atividades físicas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Se o telefone vai ser um companheiro indispensável na academia ou em corridas, vale a pena considerar o tamanho dele. As versões Plus não são muito vantajosas para corridas, por exemplo, devido à tela de 5,5" e o peso de 192 g. O iPhone 6 e o iPhone 6S já são melhores para atividades físicas, com tela de 4,7" e peso entre 129 g e 143 g.

Por fim, o iPhone SE promete ser um bom companheiro na corrida, já que é mais simples se movimentar com 4" no bolso e um peso de 113 g. Seja qual for a escolha, é válido refletir antes de comprar um celular com 16 GB de memória interna, já que o armazenamento é importante para a maioria das funções. 

iPhone 7: o que vocês esperam do próximo smartphone da Apple? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo