A tecnologia Bluetooth pode parecer antiga, mas ainda ajuda em muitas tarefas com dispositivos móveis, periféricos e consoles de videogame. Como o padrão utiliza uma infraestrutura wireless, a criação de uma conexão sem fio entre diferentes aparelhos fica mais fácil e acaba com inúmeros fios e cabos entre os gadgets. 

Tecnologia transfere dados através do corpo e é comparada ao Bluetooth

Conheça seis funções pouco conhecidas do Bluetooth e aproveite para usar o melhor da tecnologia. A lista vai além da transmissão de áudio sem fio e indica itens como jogar multiplayer e controlar dispositivos de segurança. 

Bluetooth tem funções escondidas; conheça (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Compartilhar conexão (Tethering)

Tethering é o nome dado ao processo de compartilhamento de uma conexão de dados do smartphone para um computador em que o dispositivo móvel geralmente atua como um modem. Normalmente, isso é feito usando Wi-Fi ou um cabo, mas a ligação também pode ser feita via conexão Bluetooth. Abaixo, veja alguns exemplos de tutoriais que mostram como fazer isso no Android e no iOS.

Como usar o iPhone ou iPad como modem ou roteador Wi-Fi?

Como usar o Zenfone 5 como roteador e compartilhar a Internet?

Moto G 3: como usar o celular da Motorola como modem

Como usar o celular Android como modem ou roteador Wi-Fi?

Como usar o Nexus 5 como roteador e compartilhar Internet?

Zenfone 2: como usar o celular como roteador

Transferir de arquivos entre dois dispositivos

Transferindo arquivos via Bluetooth (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Você já deve saber que é possível transferir arquivos entre dois smartphones que usam Bluetooth. No entanto, também é possível conectar o celular com um PC compatível com a tecnologia e fazer uma troca de arquivos. Dois computadores também podem se conectar para uma transferência.

Por conta das limitações de banda desse tipo de conexão, a transmissão pode não ser tão rápida quanto uma feita via cabo (nesse caso, nem algumas via Wi-Fi são), mas a opção pode servir como um quebra-galho.

Jogar multiplayer 

The King of Fighters ‘97 é uma das opções de jogos multiplayer com suporte Bluetooth (Foto: Divulgação)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

As lojas de aplicativos mobile estão cheias de games multiplayer que podem ser jogados através de uma conexão com a Internet. Mas o que poucos sabem é que existem muitas opções para jogar através de conexões Bluetooth.

Você pode encontrar os games com suporte a tecnologia tanto na Google Play Store, como na

... tolink-topico-tip">Apple Store. Por exemplo, para Android tem os jogos The King Of Fighters ’97 e Volleyball Hangout. Já para iOS há o Combat On Palm.

Conectar teclado, mouse, impressora e gamepad

Bluetooth também permite controlar teclados, mouses e gamepads (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Como o principal objetivo do Bluetooth é criar uma conexão sem fio entre dois dispositivos, além dos smartphones e PCs, existem muitos aparelhos que podem ser conectados usando a tecnologia. Entre os periféricos estão o teclado, o mouse e a impressora. A ferramenta faz com que o usuário fique livre de fios na mesa de trabalho. 

Os gamepads, como os controles do Playstation, também usam a conexão Bluetooth para se conectar ao console. Nesse caso, a tecnologia permite, por exemplo, controlar o videogame com o aparelho Android. 

Controlar dispositivos de segurança

Abrindo portas via Bluetooth (Foto: Divulgação/Genie Smart Lock)

Muitos dispositivos de segurança feitos para as casas inteligentes vêm com suporte Bluetooth para serem controlados remotamente. Por exemplo, você pode usar o smartphone como uma chave para trancar portas, sem necessidade de uma chave. Além disso, alguns sistemas de alarme também vêm com a integração sem fio.

Navegar no carro

Bluetooth também pode ser usado em carros para controlar rotas (Foto: Divulgação/Garmin)

A tecnologia Bluetooth e os carros se dão muito bem. Além de fazer chamadas HandsFree (mãos-livres), você pode ouvir música do smartphones no alto-falante, narrar e ouvir mensagens de texto em voz alta e conectar um celular com o sistema de navegação do automóvel para obter atualizações.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo