O app Unseen permite desativar a confirmação de leitura nas conversas do Facebook Messenger. Disponível gratuitamente em celulares com Android, o programa impede que seus amigos da rede social saibam quando você visualizou uma mensagem no bate-papo.

O aplicativo funciona por meio de uma janela alternativa, na qual você consegue ler todas as mensagens do chat do Facebook sem ser “denunciado” para seus contatos. Veja, no tutorial a seguir, como usar o Unseen e ficar invisível nas conversas do mensageiro.

Facebook vai perder o suporte a mensagens em versões antigas do app

Saiba como desativar a confirmação de leitura em conversas no Facebook Messenger (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Após instalar o Unseen no seu celular, abra o app e deslize o dedo da direita para a esquerda para passar as telas. Quando chegar à tela de escolha de conteúdo ("Choix du contenu"), marque a caixa do Facebook. Arraste a tela mais uma vez e toque no botão “Habilitar acessibilidade”.

Telas iniciais do aplicativo para Android Unseen (Foto: Divulgação/Raquel Freire)

Passo 2. No “Acesso a notificações”, mude a chave do Unseen para a posição ligada. Será aberta uma caixa de diálogo confirmando se você quer dar ao aplicativo o acesso às notificações. Toque em “Permitir” e veja que a chave foi ativada.

Permissão de acesso às notificações do Android para o Unseen (Foto: Divulgação/Raquel Freire)

Passo 3. A partir de agora, quando você receber uma mensagem pelo Messenger, note que, além do ícone do mensageiro do Facebook, será exibido um ícone de “U” referente ao Unseen. Expanda as notificações e veja que o texto aparece também na notificação do Unseen. Você pode abrir o app tocando sobre a notificação ou por meio do ícone na tela do Android.

Notificação do Unseen sobre mensagem recebida no Messenger (Foto: Divulgação/Raquel Freire)

Passo 4. A tela principal do app exibirá todas as mensagens recebidas nos aplicativos suportados pelo Unseen (Messenger, WhatsApp, Viber e

... ca-autolink-topico-tip">Telegram). Para ver os chats apenas do Facebook, toque na aba “Messenger” e, então, selecione a conversa desejada.
Seleção da aba do Facebook Messenger no Unseen (Foto: Divulgação/Raquel Freire)

Passo 5. A janela do chat vai exibir todo o conteúdo de texto que seu contato enviar, além de notificações sobre imagens, vídeos e áudios. Perceba que, embora a mensagem do Messenger já tenha sido lida através do Unseen, na janela de chat do remetente aparece que o texto não foi visualizado ainda.

Mensagem do Messenger lida de forma incógnita via Unseen (Foto: Divulgação/Raquel Freire)

Agora, você já pode usar o Unseen para ler mensagens do Facebook Messenger sem ser denunciado.

Como baixar os videos recebidos pelo Facebook Messenger? Descubra no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo