Age of Empires 2: HD Edition é a versão em alta definição do clássico de estratégia para PC (Windows via Steam). Nele, o jogador deve controlar uma civilização em diferentes mapas, com recursos e exércitos para dominar os adversários. E, como em todo RTS, existem estratégias que podem ajudá-lo a vencer de maneira mais fácil. Por isso, o TechTudo preparou um tutorial com dicas para jogar Age of Empires 2 HD Edition.

Age of Empires, Stronghold e mais: veja os jogos de guerra medieval

Desenvolva a sua economia

Jogos de estratégia normalmente se dividem em duas partes: economia e forças militares. Com Age of Empires não é diferente, e ambos são essenciais para que você resista às investidas inimigas e monte um plano de ataque ou defesa eficiente.

Uma economia equilibrada é essencial para vencer em Age of Empires 2 (Foto: Reprodução/Steam)

A economia se baseia nos investimentos feitos dentro do jogo e no quanto eles serão rentáveis em curto e longo prazo. Existem muitas maneiras de desenvolver a sua economia, e uma delas é investir fortemente na coleta de recursos desde o início da partida.

Sempre crie aldeões e coloque-os para coletar recursos no mapa. A localização da sua Town Center e dos demais prédios também faz diferença na rapidez com que esses recursos são coletados. Para mapas com bastante água, a pesca é uma excelente escolha, até mesmo na Dark Age. Ela tem vantagem em relação à coleta terrestre em quantidade e agilidade. Uma economia baseada na pesca se expande mais rapidamente.

Coloque Town Centers perto dos recursos para acelerar a coleta em Age of Empires 2 HD Edition (Foto: Reprodução/Steam)

Foque também na exploração de recursos que serão mais utilizados na Castle e Imperial Age, como ouro, pedra e madeira, e deixe uma boa quantidade de aldeões para extraí-los. Procure fazer uma rota curta entre o local do recurso e onde será depositado. Esses pequenos detalhes, a médio e curto prazo, vão acelerar a economia.

Invista em novas tecnologias

Invista também em melhoramentos econômicos. Novas pesquisas e habilidades podem render bônus para a coleta ou movimentação dos personagens, como Wheelbarrow, que aumenta a velocidade e o número de itens que o aldeão pode carregar por vez.

Invista em novas tecnologias e faça muitos aldeões em Age of Empires 2 HD Edition (Foto: Reprodução/Steam)

Faça esses upgrades o mais cedo que conseguir. Quanto antes receber os bônus, mais rápido será a passagem para a próxima era. Sua economia também terá uma expansão mais rápida e o gerenciamento de recursos será mais fácil.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Explore as fraquezas do inimigo

As unidades militares de cada civilização e Era são distintas, com vantagens e desvantagens. Usá-las contra os inimigos é uma estratégia muito eficaz, tanto para defesa como para o ataq

... ue. Desta forma, você investe apenas em determinadas unidades – sem gastar mais recursos – além de evitar perdas desnecessárias.
Em Age of Empires 2 HD, tente explorar a fraqueza dos inimigos (Foto: Reprodução/Youtube)

Por exemplo, se você for atacado por arqueiros, os Skirmish podem oferecer um bom contra-ataque, pois têm vantagem sobre eles. Observe o inimigo e as unidades. Seja na hora do ataque ou defesa, use todos os recursos para produzir um exercito que tenha vantagem contra as unidades inimigas. Outra estratégia é enviar os grupos de maneira separada, abatendo um por vez, de acordo com as desvantagens.

Defina sua estratégia

Será preciso combinar os elementos do jogo em uma estratégia sólida para quebrar o ataque e defesa do adversário. Algumas são mais conhecidas e usadas entre os jogadores, mas você também pode combiná-las para montar a sua própria.

Rushing

A estratégia de Rushing consiste em “correr” com o começo do jogo, sacrificar a economia para criar exércitos e derrotar os inimigos antes que eles tenham qualquer chance de revidar. É arriscada, já que o adversário pode conseguir contra-atacar com os aldeões ou estruturas de defesa dentro da cidade. No entanto, se bem executada, pode terminar o jogo em poucos minutos. As melhores civilizações para realizar essa estratégia são os Astecas, Maias, Celtas, Godos e Mongóis.

Age of Empires 2 HD Edition: na estratégia de Booming, guarde seus recursos para investir em unidades poderosas (Foto: Reprodução/Steam)

Booming

A estratégia de Booming pode ser considerada o oposto de Rushing, porém, mais difícil de aplicar. O jogador deve focar na expansão da sua economia e manter o investimento militar no mínimo nas primeiras eras do jogo. Resista às investidas inimigas até a parte final do jogo, em que poderá dominá-lo com upgrades melhores, gastando todos os seus recursos em exércitos enormes e unidades mais poderosas. As civilizações com melhores bônus para o Booming são os Vikings, Persas, Astecas e Britanos.

Turtling

A estratégia de Turtling usa a defesa como o melhor ataque. Ela consiste em direcionar toda a economia para táticas defensivas, usando torres ou muralhas, com pouco ou quase nenhum investimento em unidades ofensivas. A cidade deve se tornar uma força impenetrável, e bloquear ou quebrar de vez o ataque adversário.

Qual é o seu jogo de estratégia preferido? Responda no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo