Os interessados em alta performance gráfica ganharam um presente nesse início de ano. A Samsung anunciou que começou a produzir memórias GDDR5 capazes de atingir 8 gigabits (Gb, e não GB, de gigabytes) de banda. O padrão GDDR5 é o mais adotado para aplicações gráficas de alto desempenho, sendo utilizado em placas gráficas, supercomputadores, notebooks e no PlayStation 4. Na prática, a GDDR5 é um padrão de memória RAM de alta performance que entrega imagens perfeitas com rapidez e economia de energia.

Conheça Curie, o chip do tamanho de um botão lançado pela Intel

Samsung anuncia a produção de memórias de alto desempenho (Foto: Divulgação)

O termo banda significa a largura da corrente de dados que essas novas memórias conseguem estabelecer com os sistemas que habitarem. Segundo a Samsung, cada pino do chip atinge 8 Gb, o que faz das memórias GDDR5 da Samsung quatro vezes mais rápidas do que as DDR3, muito populares em computadores e notebooks.

Cada chip na imagem tem capacidade para 1 GB (gigabyte) e podem atingir, sozinhos, 32 gigabits de velocidade de troca de dados com o restante do sistema. Outro ponto de destaque das memórias da Samsung é o processo de manufatura de 20 nanômetros, que garante um menor consumo de energia.

De acordo com o comunicado da empresa sul-coreana à imprensa, os novos produtos foram desenvolvidos de olho em mercados futuros, que exigirão televisores, além de outros dispositivos com

... capacidade gráfica, imagens tridimensionais de 4k de resolução, ou mais. Além disso, a empresa procura se colocar como fornecedora viável para fabricantes de placas de vídeo, de computadores e servidores, além de outros dispositivos eletrônicos, como consoles de videogame e TVs.

Via Ubergizmo e Samsung Tomorrow



>>> Veja o artigo completo no TechTudo