Metroid é a famosa franquia de jogos de plataforma da Nintendo que estreou em 1986 no NES. O jogo é centrado em Samus Aran, uma caçadora de recompensas que vive em um universo futurístico e precisa enfrentar diversos inimigos. O Metroid reúne histórias curiosas como, por exemplo, o nome Samus que foi inspirado em Pelé. Quer saber mais? O TechTudo reuniu as melhores curiosidades sobre a protagonista e a série nesta lista.

Nintendo vai lançar cinco jogos para smartphones e tablets 

Personagem feminina

Samus Aran foi uma das primeiras personagens femininas a ter papel principal nos games. Lançado para NES em uma época em que a maioria dos protagonistas eram masculinos, o primeiro título da franquia conquistou o público e criou uma legião de fãs – não apenas do jogo mas também da própria Samus.

Conheça curiosidades sobre a franquia Metroid (Foto: Reprodução/Moby Games)

Dependendo do país, o manual do primeiro jogo da franquia não se referia à Samus pelo sexo feminino, pelo contrário, explicitava que a protagonista era um homem. Os jogadores apenas descobriam que ela era uma mulher no final do game, ou ao digitar o password “JUSTIN BAILEY”.

Metroid: era possível jogar com a Samus sem armadura (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Vai ter gambiarra sim!

Provavelmente você já ouviu falar na Morphball, a habilidade de Samus se tornar uma esfera e atravessar terrenos mais estreitos. O que talvez não saiba é que tal característica foi criada a partir de um problema comum que havia na época, a limitação de hardware dos consoles. O NES tinha uma capacidade de processamento muito fraca, o que impediu uma animação de Samus rastejando. Para contornar a situação, os programadores decidiram transformá-la em uma simples esfera, o que resolveu o problema e criou uma das mais marcantes características da caçadora.

Metroid: a capacidade de Samus de se transformar em uma esfera foi uma alternativa dos programadores (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

E seu nome será Samus... Pelé?

Talvez um dos fatos mais inacreditáveis da franquia Metroid é a do nome de Samus Aran ter sido baseado em ninguém menos que o famoso jogador Pelé. Hiroji Kiyotake – designer original da Samus – e Yoshio Sakamoto - co-criador da série – disseram durante uma entrevista a revista japonesa Nintendo Dream que queria um nome diferente para a protagonista. Segundo Kiyotake, a pronuncia do nome Edson Arantes do Nascimento assemelhava-se ao nome de Samus Aran. Sakamoto, durante a entrevista, brincou dizendo que a única semelhança com o nome era o “Aran”, de Arantes. 

... lDHueJEA=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/03/31/pele-foto-photo-samus-aran-metroid-reference-e1458261348154.jpg" width="695">Metroid: o nome de Samus Aran foi inspirado em Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (Foto: Reprodução/Whoateallthepies)

Todavia, as referências não acabam por ai. O planeta SR388, onde os Metroids foram descobertos, é baseado em uma série de motores da marca Yamaha. Outro curioso fato é dado a criação do nome de Metroid, onde Sakamoto e Kiyotake revelaram que era uma mistura de “Android” com “Metrô”.

Referências ao filme Alien

Metroid também é marcado por uma série de easter eggs e referências ao filme Alien, obra de sucesso criada por Ridley Scott, em 1979A começar pelo fato de ambas as protagonistas serem mulheres, a série de videogames faz outras singelas homenagens ao clássico filme. Uma delas é o vilão Ridley, que no primeiro game é um mini-chefe, mas que nos títulos seguintes torna-se um poderoso antagonista.

Metroid: Ridley, um dos mais famosos vilões do jogo, foi baseado em Ridley Scott, diretor do filme Alien (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Outra referência aparece no final do jogo. Em Alien, a personagem Ripley consegue, com dificuldades, fugir de Nostromo enquanto a nave está explodindo; na obra da Nintendo, Samus Aran precisa fugir das instalações de Tourian enquanto o local é destruído. E não vamos nos esquecer da Chozo Statue, estátua cujo a silhueta lembra muito os engenheiros do filme de Ridley Scott.

Samus mais “a vontade” 

Os jogadores apenas descobriam que Samus era uma mulher após digitar a senha secreta ou ao encerrar o jogo. Quanto melhor fosse o desempenho do jogador durante a campanha, menos roupa a caçadora de recompensas teria na tela de créditos.

Metroid: dependendo do desempenho do jogador, Samus aparecia com menos roupa no final do jogo (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Em um dos finais, Samus aparecia apenas sem seu elmo e, dependendo do ponto de vista, poderia ser confundida com um homem de cabelos longos. Caso o jogador completasse o game em até três horas, ela aparecia usando um maiô rosa e acenava durante alguns segundos. Não obstante, se o jogador zerasse o título em menos de uma hora, Samus apareceria com apenas um biquíni e botas.

A propósito, o código “JUSTIN BAILEY”, que te faz jogar com a personagem sem armadura, foi implementado apenas na versão americana do jogo, junto com o sistema de passwords. Os japoneses e europeus inicialmente não tiveram este recurso, só conseguiram usufruir anos mais tarde.

Menos de 5 MB

Quando lançado, Super Metroid transformou-se no maior jogo para Super Nintendo até então. O título tem “gigantesco” tamanho de 3 MB. Os maiores jogos de SNES ocupavam, juntos, 16 MB de espaço.

Metroid Prime: o vilão Kraid quase foi incluído no jogo (Foto: Divulgação)

Kraid quase aparece em Metroid Prime

O famoso vilão Kraid, embora não apareça em Metroid Prime, surgiu em imagens de divulgação durante seu desenvolvimento. As fotos mostram Kraid bem modelado em 3D e com algumas modificações, como a inclusão de um capacete em vez dos três olhos vermelhos.

Metroid Prime: jogo inicialmente foi projetado para ser em terceira pessoa (Foto: Reprodução/Wired)

Segundo Gene Kohler, um dos artistas envolvidos no desenvolvimento de Metroid Prime, as animações e modelagem de Kraid estavam prontas – porém, devido ao prazo de produção, não houve tempo suficiente para desenvolver uma boss battle, batalha contra chefão. Como a equipe não considerava o personagem obrigatório para o andamento do game, ele ficou de fora.

Metroid Prime seria em terceira pessoa

A série Metroid Prime foi inicialmente projetada para ser jogada em terceira pessoa. A ideia traria Samus jogável em 3D pela primeira vez nos videogames – exceto pela participação em Super Smash Bros. No entanto, a equipe da Retro Studios teve muita dificuldade para implementar uma nova mecânica para a franquia. Por fim, Shigeru Miyamoto propôs um jogo em primeira pessoa, o que tornou-se o conceito base da série.

Qual é o melhor jogo da Nintendo? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo