Manter seus usuários seguros é uma das preocupações das redes sociais. Mas, ao mesmo tempo, é uma tarefa muito mais fácil caso o usuário se proteja. Para ajudar neste processo, a gerente de segurança do Facebook, Melissa Luu-Van, uma espécie de guru para Zuckerberg, criou uma lista de práticas simples que podem evitar que as credencias dos internautas caiam em mãos erradas.

Saiba Tudo Sobre o Facebook

Segundo ela, a rede social tem tentado educar os usuários para que as boas práticas de segurança sejam proativas, e não reativas. “As pessoas interagem com o Facebook tantas vezes que nós passamos muito tempo pensando como ajudá-las a aumentar seus conhecimentos sobre segurança”, explica Melissa.

Zuckerberg no Q&A, na sede do Facebook, fala sobre segurança dos usuários (Foto: Divulgação/Facebook)

Confira as práticas de segurança recomendadas pela "guru de segurança" do Facebook

1. Senhas fortes

Memorizar senhas diferentes para serviços diferentes pode ser difícil, mas é uma das poucas formas de garantir que todas as suas contas não fiquem comprometidas caso suas credenciais sejam roubadas.

Por isso, é recomendado que cada senha seja algo que não soe óbvio para alguém que não o usuário, além de evitar palavras pequenas ou comuns. Tente usar um gerador de senhas fortes e únicas.

2. Autenticação em duas etapas

Este recurso faz com que o usuário precise inserir um código – que é mandado por e-mail ou SMS – toda vez que tentar acessar sua conta pessoal. O passo extra pode ser um pouco trabalhoso. Mas, por outro lado, torna mais difícil o acesso à conta caso as credenciais sejam roubadas.

Felizmente, a autenticação em duas etapas (saiba como fazer) é um recurso comum, adotado por grandes provedoras de serviços online, como Facebook, Twitter e Google. Entenda como é importante.

3. Saiba quais permissões você dá para aplicativos

Muitos aplicativos usam dados das contas de usuários em redes sociais, que só são fornecidos se ele der acesso a elas manualmente. A recomendação é revisar quais tipos de dados são enviados para os aplicativos, com frequência e revogar o acesso àqueles que não são mais usados. Saiba também como impedir que um aplicativo ou jogo publique em seu nome no Facebook.

4. Contatos de confiança

Muitos serviços, como o Facebook, permitem que seus usuários adicionem amigos como contatos de confiança. Caso o internauta perca o acesso a sua conta, pode requisitar que um código para recuperar ou trocar sua senha. A informação será enviada ao contato escolhido, seu melhor amigo.

Luu-Van lembra que todo mundo está sujeito a esquecer suas senhas de vez em quando. “O importante é ser proativo e garantir que você possa recuperar o acesso caso alguma coisa aconteça”, explica.

5. Contatos herdeiros

... r>

O Facebook permite que um de seus usuários designem um contato herdeiro que terá acesso à sua conta caso ele morra. O recurso é uma forma de manter a memória do usuário viva, ao mesmo tempo em que facilita a comunicação de informações referentes ao enterro e funeral.

Para Luu-Van, este aspecto é importante e deve ser considerado com antecedência. “Você quer que alguém possa acessar seus dados e gerenciá-los em seu nome? Você precisa definir uma forma para que essas pessoas possam cuidar de seus assuntos caso alguma coisa aconteça com você”, lembra.

Facebook vai ganhar botão não curti, o que acham? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Business Insider

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo