A NET, assim como muitas provedoras de Internet, fornece modens Wi-Fi para que seus usuários possam se conectar à Internet com facilidade com seus smartphones e notebooks. Entretanto, muitas vezes algum problema de configuração impede que estes dispositivos se conectem automaticamente.

Dicas para deixar o roteador mais rápido e seguro

Nestes casos, pode ser necessário acessar as configurações do periférico e alterar suas opções manualmente. Para isso, é recomendado utilizar um notebook, já que muitos roteadores não possuem interfaces adequadas para celulares. Se necessário, conecte os dois com um cabo de rede.

Roteador-no-alto-home (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Quem quiser aprender como mudar a senha do seu Wi-Fi pode acompanhar estes passos simples. O procedimento foi feito com um Motorola SVG1202 da NET, mas podem ser seguidos em qualquer outro roteador, com as únicas diferenças sendo no design de interface. Além da Motorola, a NET tem modens da TP-Link, Multilaser, D-Link, Intelbras e Linksys.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Abra seu navegador e digite o endereço IP local de seu modem. Esse número varia de acordo com o modelo, mas geralmente é 192.168.0.1, 192.168.1.1 ou 10.0.0.1. Se você estiver em dúvida, confira este tutorial sobre como descobrir seu próprio IP e use o endereço listado em “Gateway padrão” para tentar acessar. 

Em seguida, digite seu nome de usuário e senha para entrar no sistema. Estas credenciais também variam com o roteador, mas costumam ser “admin” e “admin” por padrão. O TechTudo possui uma lista com as credenciais de acesso mais comuns nestes casos. Confira.

Coloque seu login e senha para iniciar o procedimento (Foto: Reprodução/ João Kurtz)

Passo 2. Abra as configurações do Wi-Fi. Neste caso, o caminho é “Wireless”, seguido de “Rede primária”. Selecione o tipo de criptografia WPA2-PSK, que é o método mais seguro e que garante a conexão com um número maior de dispositivos. Em seguida, mude a sua senha no campo abaixo.

Altere sua senha da rede no tipo de criptografia "WPA2-PSK" (Foto: Reprodução/ João Kurtz)

P

... asso 3. Reinicie o modem. Para isso, você pode desligá-lo manualmente do cabo de energia e ligá-lo em seguida, ou usar o próprio software. Para isso, navegue até “Status”, “Configuração” e “Reiniciar”.
Reinicie seu modem para finalizar o procedimento (Foto: Reprodução/ João Kurtz)

Via Net

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo