A duração curta da bateria sempre foi o "calcanhar de Aquiles" do iPhone. Mas, embora ainda não haja um modelo com superbateria, a Apple vem tentando melhorar a vida dos usuários com melhorias no software. O iOS 9 traz algumas novidades nesse sentido, incluindo um modo de economia de energia nativo, iluminação mais inteligente da tela e outras opções que permitem desativar recursos desnecessários e poupar carga. Confira as dicas para economizar bateria no iPhone usando o iOS 9.

iPhone 6S e Live Photos: como tirar fotos animadas

iPhone 6S chega com iOS 9 (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)



1) Ative o modo de pouca energia

Se você acabou de atualizar o iPhone, saiba que uma das principais novidades é o sistema que permite economizar bateria quando você chegar aos 20% de carga, ou sempre que for ativado manualmente.

Seus ábuns sumiram com o iOS 9? Veja dicas de como recuperar no Fórum do TechTudo.

Uma vez ligado no menu Bateria, o sistema irá pausar qualquer download em segundo plano, como e-mails e atualizações, além de interferir nas animações de abertura de apps e velocidade da Internet.

Para saber se o "Modo de Pouca Energia" está ativado, basta visualizar o ícone de bateria na barra superior, que deverá estar amarelo.

Ative o modo de pouca energia para poupar bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2) Interrompa sincronização vídeos do iTunes

Um dos gargalos ao navegar via 3G ou 4G é a sincronização de plano de fundo do iTunes. Se ela estiver ativada, a loja da Apple irá baixar seus vídeos comprados automaticamente para juntá-los ao acervo local, algo prejudicial tanto para o seu pacote de dados quanto para a bateria.

Desative o download de vídeos do iTunes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para desativá-la, vá até “Ajustes” e desative a chave “Exibir Compras do iTunes” na seção “Vídeos”.

3) Desative o serviço de localização GPS

Smartphones não usam somente o GPS para localizar dispositivos no mapa. Também utilizam Wi-Fi e Bluetooth ao mesmo tempo, algo que pode consumir uma quantidade grande de energia se você tiver muitos apps que exigem localização instalados no aparelho. A dica é desativar tudo, de modo que você só gaste bateria quando volte a ativá-lo manualmente para usar o Waze, por exemplo.

... fcqM=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/01/08/desative-os-servicos-de-localizacao.jpg" alt="Desative os serviços de localização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)" height="668" width="695">Desative os serviços de localização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Note que apps como Clima ou Mapas podem não funcionar corretamente depois disso, mas fique tranquilo com relação ao Find My iPhone : o aplicativo contorna qualquer bloqueio e ativa todas as antenas para encontrar o seu iPhone em caso de perda ou roubo.

4) Use o brilho automático

Mesmo que esteja presente desde versões antigas do iOS, o brilho automático ainda é uma das principais maneiras de economizar energia. Isso porque a tela continua sendo a principal fonte de desperdício de bateria se o brilho não estiver adequado ao ambiente, tornando mais do que necessário deixar esse ajuste por conta do iOS e dos sensores do próprio aparelho.

Deixe o brilho sempre no automático (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O ideal é que você tenha que mudar o brilho manualmente somente para baixo, quando estiver em um ambiente escuro o bastante para usar o brilho mínimo. Em outras situações, o ajuste automático é o mais indicado.

5) Economize o 3G e 4G

Uma vez que se migre o 2G para o 4G, é difícil se acostumar com a velocidade antiga, mas a mudança traz impactos fortes na bateria. Se você quiser poupar energias ao máximo, é importante deixar o 4G ligado só quando for, de fato, navegar na web, ou quando precisar baixar imagens e vídeos.

Use o 3G quando não estiver navegando (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quando estiver em stand by, só recebendo notificações, vale ficar somente no 3G. Faça isso nos Ajustes, na seção “Dados Móveis”.

6) Desligue antenas desnecessárias

Desligue conectividades em desuso (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Antenas e sensores sugam muita energia quando estão em uso. Isso vale até para o Bluetooth 4.0, presente no smart da Apple desde a versão 4S. Portanto, quando estiver usando, desative essa conectividade e qualquer outra como Wi-Fi, AirDrop e os dados móveis.

A economia pode ser pouca, mas chega a ser perceptível em iPhones antigos, que gastam mais energia para manter esses recursos ligados.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo