O LibreOffice, suíte de aplicativos de escritório gratuita com versões para Windows, Mac e Linux, permite que o usuário salve arquivos em PDF de forma nativa. O recurso é útil, por exemplo, para criar documentos para enviar por e-mail e exportar trabalhos a serem publicados na Internet.

Conheça programas gratuitos que substituem os pagos à altura

Para quem não sabe como acessar e usar a ferramenta de conversão de arquivos em PDF, confira as dicas a seguir. O teste foi realizado no Writer, programa de escrita, mas o processo pode ser repetido em qualquer aplicativo do LibreOffice.

LibreOffice: como salvar e exportar em PDF (Foto: Reprodução/LibreOffice)

Passo 1. Abra o documento que você quer salvar em PDF e acesse o menu “Arquivo”. Nessa parte, clique em “Exportar como PDF…”;

Exportando documento em PDF (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso queira, você pode personalizar as opções do arquivo a ser exportado. Feito isso, clique em “Exportar”;

Selecione as opções de exportação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Defina um nome para o arquivo, escolha em que pasta você quer salvá-lo e, por fim, clique em “Salvar”.

... iginal/2015/12/03/captura-de-tela-2015-12-03-as-144330.png" alt="Salvando arquivo em PDF (Foto: Reprodução/Helito Bijora) " height="495" width="695">Salvando arquivo em PDF (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! O arquivo em PDF será gerado na pasta que você selecionou. Vale lembrar que, embora o tutorial tenha sido demonstrado no editor de textos do LibreOffice,  é possível fazer o mesmo com outros aplicativos.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo