O Android não possui um recurso nativo para a adição de atalhos do teclado, que transforma códigos em palavras ou frases inteiras. Porém, o aplicativo Texpand é capaz de trazer essa funcionalidade. O app funciona com qualquer teclado virtual do sistema do Google e até mesmo teclados Bluetooth.

Dez aplicativos para Android que vão deixar sua vida mais fácil

Os atalhos são especialmente úteis quando um mesmo termo é utilizado com frequência. Confira o passo a passo abaixo e aprenda a utilizar o Texpand e adicionar atalhos ao teclado.

Veja como usar os atalhos do teclado no Android para digitar mais rápido (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Baixe o app Texpand e instale no seu celular;

Passo 2. Ao abrir o app, uma caixa pedindo que você conceda permissões de acessibilidade será exibida. Aperte em “Open Settings”;

Passo 3. No menu de acessibilidade do seu smartphone, encontre o Texpand e o selecione. A seguir, ative-o e confirme a opção na nova caixa que será exibida;

Clique em "Ok", na pasta que se abre no Texpand (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 4. Depois disso, o Texpand estará pronto para a inserção dos atalhos. Para criar um novo atalho, aperte sobre o ícone de adição na parte direita inferior da tela;

Passo 5. O campo para adição de um novo atalho será exibida. No primeiro campo “Shortcut” você incluirá o atalho, que é o código que você vai digitar para não ter que escrever a frase inteira. No campo “Phrase” você digitará a frase completa.

Por exemplo, se eu quero criar um atalho para “TechTudo”, eu escrevo em Phrase “TechTudo” e, no Shortcut, o código que vou digitar para aparecer a frase. Neste caso, será “tt”. Você pode ainda adicionar uma descrição no campo “Description”, mas é opcional.

Crie um atalho para a palavra que desejar (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Se você desejar que a expansão ocorra imediatamente, ative a opção “Expands Immediately” – caso ela esteja desativada, é necessário confirmar a expansão logo depois de digitar o código. É aconselhável que opção “Expands within words” fique desativada, já que ela ativaria o atalho se você escrevesse uma palavra que tivesse dois “t” no meio, como o nome “Pratto”;

Passo 6. Feito isso, basta apertar o tique na parte superior direita da tela. Isso fará com que toda vez que você digitar o atalho, o smartphone entenda que na verdade aquilo é uma abreviação para a uma determinada frase.

Ao escrever um atalho, o teclado irá sugerir a palavra que você escolheu (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Com a opção “Expands Immediately”, não é necessário confirmar a inserção na bolha. A frase é expandida automaticamente depois de apertar

... espaço.

Ajustes adicionais

Clicando no menu de configurações (três pontinhos), você encontrará quatro opções. A primeira delas define a ordem de exibição dos atalhos no app; “Settings” leva para o menu de configurações, onde é possível definir alguns ajustes; em “Backup Data”, é possível fazer uma cópia de segurança de todos os atalhos no armazenamento local ou no Google Drive; e, em “Restore Data”, essa cópia de segurança pode ser restaurada.

O app Texpand também oferece outras opções de configurações (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

Indo até o menu de configurações, selecionando a opção “Settings” é possível fazer alguns ajustes. Em “Case sensitive shortcut” você define se os atalhos são sensíveis a letras maiúsculas e minúsculas; ativando a opção “Expand after entering space”, os atalhos são acionados assim que você apertar espaço; e, em “Exclude apps”, você pode escolher aplicativos que não irão solicitar os atalhos.

Mais abaixo, há a opção “Show floating indicator when typing” que permite você ativar ou desativar a bolha laranja que sugere os atalhos enquanto você digita. Por fim, existe a possibilidade de exibir um botão “desfazer” logo após o atalho ser inserido, ativando a opção “Show Undo Button”. Por fim, há estatísticas de uso e detalhes sobre os desenvolvedores.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo