O Google Notícias é uma ferramenta do Google que reúne milhares de fontes de informações pelo mundo, seja em texto ou em vídeo. O recurso pode servir como um tipo de filtro do buscador, em que o usuário pode ter acesso mais rapidamente à sites e portais confiáveis, sem cair em armadilhas de fake news em redes sociais.

O Google Notícias também divide as matérias por segmentos, como “mundo”, “política”, “esporte” e “entretenimento”. No entanto, nenhum conteúdo é produzido internamente, de forma que apenas seu algoritmo é usado para selecionar e catalogar todas as informações que circulam pela web. Além disso, também possui uma área personalizável, baseado nas atividades da web e nas categorias de notícias que o usuário escolhe seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além disso, uma parceria foi realizada com os maiores produtores de notícias do mundo. A empresa desembolsou US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões de acordo com a cotação atual do dólar americano) para oferecer gratuitamente o conteúdo que está protegido por PayWall, técnica que consiste em bloquear a notícia até que o usuário pague por uma assinatura. Dessa forma, alguns artigos podem ser acessados livremente por qualquer usuário. Confira, a seguir, seis dicas para utilizar o Google Notícias.

Personalizar os favoritos

A aba “Seguindo” do Google Notícias reúne todas as notícias e assuntos que o usuário selecionou como favorito, para que possa acompanhar os temas que mais lhe agrada, sem se perder no mar de informações do Google. Ao acessar pela primeira vez, a seção estará vazia.

Quando navegar por um assunto de seu interesse, basta clicar no botão “Seguir” como na imagem à seguir para adicionar as principais notícias deste segmento em seu catálogo de favoritos. Repare que o botão logo ao lado permite compartilhar este conteúdo nas redes sociais, mais especificamente no Facebook e Twitter.

Acessar o histórico de pesquisas

Assim como nas categorias pré-definidas pelo Google, o usuário também pode fixar em seus favoritos uma busca pessoal. No exemplo abaixo, logo depois de procurar pela palavra-chave “resultados NBB”, aparece o botão “Seguir” assim como explicado no tópico anterior. As notícias correspondentes vão aparecer na aba “Pesquisas Salvas”.

Acompanhar coberturas jornalísticas

Recentemente, o site ampliou a oferta de recursos para incluir coberturas jornalísticas. Esse é o caso da Covid-19, com acompanhamento em tempo real do desenvolvimento da pandemia, e das Eleições de 2020 no Brasil, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As principais coberturas jornalísticas do país e do mundo já possuem páginas próprias no Google Notícias, reunindo as matérias de diversos veículos de comunicação em um único espaço. No exemplo da imagem abaixo, para saber mais detalhes sobre o jogo entre São Paulo e Sport, basta clicar na opção “Ver cobertura completa” para acessar uma página com vídeos, textos e tweets sobre o assunto.

Acompanhar notícias locais

O Google Notícias, seja no site ou no app para celular, também é capaz de exibir as notícias baseadas na localização do usuário. Também é possível buscar por informações de cidades específicas, como indica a imagem abaixo. Clique em “Suas notícias locais” para saber dos acontecimentos de sua cidade. Na tela seguinte, se preferir, adicione novas cidades, como indicado na seta 2, e veja a previsão do tempo no seu local, como mostra a terceira seta.

Veja também: Funções pouco conhecidas do Google Maps

... h2>

No app do Google Notícias para celular, seja no Android ou iPhone (iOS), é possível ajustar a frequência de notificações que o usuário deseja receber. Para realizar este ajuste, toque em “Configurações de notícias” em seu perfil, escolha “Notificações”, e faça as alterações da forma que preferir.

Na imagem abaixo, repare que as notificações estão desligadas. Após a ativação, é conveniente regular o volume de notificações que deseja receber na barra “Número de notificações”. É possível escolher entre um número de alertas baixo, padrão ou alto. Também há como definir qual tipo de categoria pode enviar notificações para o seu celular, o que oferece a opção de ser avisado apenas de eventos de alta relevância ou de assuntos variados durante o dia.

Ocultar e exibir fontes de notícias

Em qualquer plataforma, seja no celular ou desktop, é possível ocultar sites de notícias que o usuário não gosta do formato ou não concorda com o conteúdo. Para isto, basta clicar no ícone dos três pontos (que aparece logo abaixo do título) e escolher a opção “Ocultar reportagens de […]”.

Caso mude de ideia sobre a ocultação de uma fonte, basta entrar na opção “Configurações” do Google Notícias e clicar no link “Gerenciar”, localizado na guia “Fontes ocultas”. Depois, clique no botão vermelho posicionado ao lado de cada veículo para que ele volte a aparecer no feed de notícias.

Como recuperar senha do Gmail? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo