A edição 2015 da Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira (27), pode atrair muita gente interessada em um novo celular. A categoria ultrapassa a intenção de compra sobre qualquer outro eletrônico, segundo pesquisa realizada pelo Google e pelo IBOPE com dados do mês de agosto deste ano.

Tudo Sobre a Black Friday Brasil 2015

Dos 1.211 entrevistados, 43% afirmaram estar atrás de um novo smartphone na Black Friday. Em comparação, a parcela interessada em computadores é de 27%, em tablets, 18%, e em TVs (categoria que foi destaque na Black Friday de 2014), apenas 25%. Apesar da grande procura pelos eletrônicos, os itens de vestuário são alvo de 56% da intenção de compra entre os entrevistados.

Celulares como o smartphone da Samsung, na foto, são os itens tech mais desejados (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Consumidores de 2014 estão de volta

Ainda segundo as pesquisas, os celulares têm boa parcela do interesse de quem já comprou na promoção do ano passado - 42% dos consumidores que adquiriram um celular em 2014 pretendem trocar de modelo. Já quem comprou um computador, por exemplo, está dividido 40% a 40% em pegar um novo PC ou investir em um smartphone. Já quem comprou uma TV em 2014 está preferindo gastar em um celular (40% da intenção) do que em uma nova TV (33%).

O Google espera que celulares dominem também em gasto médio durante a Black Friday deste ano. O consumidor que colocou um celular na lista de desejos espera gastar em média R$ 1.252. Para efeito de comparação, a pesquisa aponta que compradores vão gastar algo em torno de R$ 1.003 em geral. Samsung, Apple, Motorola e LG lideram em termos pesquisados.

Limpa de estoques

... e celulares mais caros

Varejistas do setor apontam a Black Friday como uma oportunidade de intensificar as vendas e limpar estoque em preparação para dezembro, que é quando as alíquotas do PIS e Cofins voltam a ter efeito sobre smartphones, tablets, roteadores e computadores.

A medida significa que, a partir de dezembro de 2015, celulares vão ficar 9,25% mais caros.

Veja também: Os dez celulares mais procurados para a Black Friday Brasil 2015.

O que você quer ver mais barato na Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo