Facebook e Snapchat são dois dos aplicativos que mais gastam a bateria do celular. Esta é a conclusão do Relatório de Desempenho e Tendência de Apps Android H1 2016, produzido pela AVG, desenvolvedora de produtos de segurança. O Facebook é o app que mais consome energia entre os apps que iniciam automaticamente em segundo plano, enquanto o Snapchat ganha entre os que são iniciados pelo usuário.

Como economizar a bateria do celular e evitar os defeitos mais comuns?

Ao analisar o impacto no desempenho geral do telefone, o estudo aponta Snapchat, YouTube e Google Maps como os três aplicativos que drenam mais recursos do Android – incluindo aqui bateria, armazenamento e consumo de dados. Como era de se esperar, o relatório indicou que aplicações de fotos, vídeos e geolocalização provavelmente contribuem mais para acabar com a bateria.

Facebook e Snapchat são os apps que mais gastam a bateria do celular (Foto: Divulgação/AVG)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Segundo a AVG, em seus testes foi constatado que o Snapchat não deleta o cache do app, mesmo apagando fotos e vídeos. O YouTube também guarda uma quantidade significativa de arquivos em cache, até 270 MB. O top 10 dos apps que mais gastam recursos é composto, em sua maioria, por serviços de mensagem, vídeo, foto, música e compras. A surpresa é a presença do Weather Channel, avaliado pela AVG como um grande vilão no consumo de energia e de dados.

Por outro lado, o Netflix, que em relatórios anteriores aparecia como o maior “devorador” de recursos do Android, melhorou em todos os aspectos. Ele agora é o último colocado no gasto em armazenamento, o sétimo em desempenho e sequer aparece entre os 10 que mais gastam bateria. O mesmo ocorreu com o AppLock, cuja última atualização fez com que a aplicação passasse a consumir menos de 0,5% da carga.

Metodologia

O estudo da AVG foi gerado a partir de uma amostra de dados aleatórios e anônimos, oriundos de mais de 3 milhões de usuários Android no mundo todo, colhidos entre janeiro e abril. A empresa considerou apenas apps instalados a partir da Google Play Store, com pelo menos 50 mil downloads, descartando os APK.

Tendências

... >

A AVG também identificou tendências de uso interessantes. Segundo a pesquisa, smartphones e tablets Android atualmente têm, em média, 33 apps instalados. Entre as 50 aplicações mais usadas estão, além dos óbvios Facebook, YouTube e similares, serviços tradicionalmente web, como o TripAdvisor.

Além disso, sete dos 10 celulares mais usados são modelos antigos da linha Samsung Galaxy S. As posições restantes da lista são ocupadas por dispositivos Sony Xperia.

Via AVG

Quais os prós e contras da bateria removível do LG G5? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo