O Dropbox fechou recentemente uma parceria com o Facebook para estender a integração entre as duas plataformas. Com a mudança, é possível enviar arquivos do serviço de hospedagem de nuvem direto para um grupo na rede social. No entanto, utilizando outras ferramentas como o IFTTT e o próprio Android essa união pode ser ainda maior.

Como ver menos posts de marcas e produtos no feed do seu Facebook

Confira a lista com cinco dicas para conectar a nuvem e a rede social e aproveite. Vale lembrar que, de acordo com o Dropbox, o serviço recebe apenas o nome do usuário e seu endereço de e-mail para poder adicionar os arquivos. Enquanto isso, as empresas garantem que o Facebook não recebe nenhum tipo de acesso aos arquivos do Dropbox. 

Dicas ajudam na integração do Dropbox com Facebook (Foto: Divulgação/IFTTT)

1) Desvincular minha conta com o Facebook

Caso esteja preocupado com a integração do Dropbox com o Facebook, é possível desfazer a conexão entre os serviços. Basta acessar a área de “Configurações” e clicar na guia “Conta”. Em seguida, clique em “desconectar” na área “Serviços conectados”. Nesta mesma parte, é possível vincular e desvincular a sua conta de Dropbox com outros sites parceiros, como Twitter, Gmail ou Yahoo Mail.

O usuário pode vincular e desvincular contas do Gmail, Yahoo, Twitter e Facebook para facilitar a transferência de arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2) Adicionar um arquivo ao meu grupo no Facebook

Esse processo é bem simples e pode ser feito direto pelo próprio grupo do Facebook. Neste caso, ao invés de adicionar um item do HD do seu computador, é só escolher o Dropbox como origem. Na mesma hora aparecerá uma janela para escolher em qual pasta se encontra o arquivo alvo. Você pode saber mais detalhes em Como compartilhar arquivos do Dropbox em grupos do Facebook.

O Facebook oferece duas opções de compartilhamento de arquivos em grupos: do computador e do Dropbox (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

3) Compartilhar uma pasta do Dropbox com um amigo do Facebook

Através de um navegador web no seu PC, basta acessar a sua conta no Dropbox e localizar a pasta que precisa ser compartilhada. Depois, clique no botão “Compartilhar”, que se encontra no lado direito, e a página vai criar automaticamente um link para a pasta. Em seguida, digite o nome da pessoa no campo abaixo. Lembre-se que ela só aparecerá no resultado se tiver a sua conta do Facebook também associada ao Dropbox. 

... jpg" alt="É possível compartilhar uma pasta do Dropbox com contatos do Gmail ou Facebook (Reprodução)" height="319" width="695">É possível compartilhar uma pasta do Dropbox com contatos do Gmail ou Facebook (Reprodução)

4) Compartilhar uma foto do Dropbox com Facebook

O Dropbox pode ser utilizado para guardar qualquer tipo de arquivo. Porém, o serviço tem recursos avançados para salvar e visualizar imagens. Para compartilhar uma foto ou outra no Facebook, você pode usar os apps no Android ou no iOS. Confira o passo a passo para realizar o processo tanto na rede social quanto no Facebook Messenger.

É possível fazer essa integração utilizando o Android ou iOS como ponte (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

5) Fazer backup automático de suas fotos do Facebook no Dropbox

O Dropbox é uma ótima ferramenta para salvar fotos automaticamente, e isso pode ser feito também com as imagens postadas no Facebook. Porém, para esse procedimento funcionar, será preciso instalar no iOS ou no Android o aplicativo de conexões IFTTT.

O IFTTT faz todo o serviço sozinho (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Na prática, o serviço cria um script automático que faz essa transferência entre as duas plataformas, sem precisar que o dono das contas faça o trabalho manualmente. Para usar o recurso, confira o passo a passo de como fazer backup automático.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo