O DreamLab é um aplicativo para Android, que promete contribuir para a luta contra o câncer enquanto o dono do celular está dormindo. O app utiliza os dados móveis doados pelo usuário do aparelho para acelerar o processamento de dados da pesquisa e agilizar a descoberta de uma possível cura para a doença. Com apenas mil smartphones conectados, esse processo pode ser trinta vezes mais rápido.

Conheça os melhores aplicativos para cuidar da sua saúde no Android

O DreamLab é gratuito e o usuário pode escolher qual tipo de câncer quer combater, assim como a quantidade de dados que serão doados. Desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto Garvan da Austrália e a fundação Vodafone, o aplicativo foi lançado neste domingo (8).

iDreamLab ajuda a curar o câncer enquanto você dorme (Foto: Divulgação/DreamLab)

Como ajudar?

Com o DreamLab, o usuário ajuda através de um tipo de doação um pouco diferente: de dados de Internet. Para começar, basta baixar o aplicativo e colocar o smartphone para carregar. Em seguida, é possível escolher qual tipo de câncer o app irá combater. É possível selecionar mais de uma opção e ler informações sobre cada variedade da doença. Para concluir, é preciso definir a quantidade de dados móveis ou de Wi-Fi que serão doados por noite. 

O usuário pode escolher qual tipo de câncer quer combater e a quantidade de dados que serão doados (Foto: Reprodução/DreamLab)

Como funciona?

Os dados de Internet doados serão utilizados para processar com maior velocidade as etapas da pesquisa, o que aumenta a produtividade e pode economizar um tempo valioso na medicina. O aplicativo é feito para funcionar durante a noite, quando ficaria ocioso, de modo a não atrapalhar a utilização normal do usuário. Se muitas pessoas contribuírem, o DreamLab pode ajudar a criar um "super computador" para facilitar a pesquisa contra o câncer. 

De acordo com o Instituto que está por trás do aplicativo, com apenas mil dispositivos em atividade, a equipe de pesquisadores será capaz de processar os dados trinta vezes mais rápido. Se cinco milhões de usuários apoiarem a causa, o processo seria 150 mil vezes mais veloz. 

Qual é o melhor

... app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo. 

"Existem muitas perguntas importantes que nós gostaríamos de fazer, mas algumas exigem tanta capacidade de computadores, que custaria muito caro ou demoraria muitos anos. O DreamLab nos fornece acesso gratuito a um supercomputador virtual para acelerar nossa pesquisa contra o câncer, dando mais esperança para pacientes e suas famílias", explica o Doutor Warren Kaplan, do Instituto Garvan.  



>>> Veja o artigo completo no TechTudo