O Galaxy S6 é um dos smartphones mais elogiados da Samsung, lançado em abril de 2015. No entanto, o aparelho tem concorrentes poderosos, como o LG G4, que chegou no Brasil em maio deste ano. Os dois tops de linha vêm com Android Lollipop de fábrica, especificações potentes, câmeras de alta qualidade e funções úteis. 

LG G4, Stylus, Beat e Mini: conheça todas as versões do smartphone

Quem busca um celular de especificações boas pode ter dúvidas sobre comprar um dos dois aparelhos coreanos. Quer saber qual é o melhor deles? Confira o comparativo de especificações e escolha o dispositivo que mais combina com você.

Galaxy S6 ou LG G4? Confira quem vence a batalha de gigantes (Foto: Arte/TechTudo)

Design: Empate

As fabricantes dos dois smartphones investiram em aspectos diferentes. O Galaxy S6, por exemplo, foi totalmente remodulado e ganhou corpo de metal e vidro, com acabamento melhor que o antecessor. O LG G4, por sua vez, ganhou design premium com materiais de couro e cerâmica, além de contar com botões traseiros, que evitam quedas.

LG G4 chamou a atenção por design feito de plástico e couro (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Quanto às medidas, o Galaxy S6 é uma boa alternativa para quem tem mãos pequenas, afinal é, relativamente, menor e mais fino: com 6,8 mm de espessura contra 9,8 do rival da LG. O peso do gadget da Samsung também é mais leve, com 138 g, bem menos que as 155 g do G4.

Tela: Galaxy S6

Os dois telefones têm ótimas telas, mas o Galaxy S6 tem vantagens importantes. Com 256 x 1440 pixels de resolução, o telefone S6 apresenta tela de 5,1 polegadas. O G4 traz a mesma definição, porém com 5,5 polegadas. Isso deixa o Galaxy com densidade de pixels por polegada de 577 ppi, um pouco mais que o concorrente, de 538 ppi. Quanto maior esse número, melhor é a nitidez para vídeos, jogos e leitura.

Galaxy S6 tem tela de 5,1 polegadas QHD e proteção Gorilla Glass 4 (Foto: Divulgação/Samsung)

O modelo da Samsung ainda oferece a vantagem de trazer o Gorilla Glass 4, proteção da tela melhor que a do G4, que traz a versão 3 do revestimento. Ou seja, o S6 tem menos chances de quebrar com quedas ou outros acidentes.

Desempenho: Galaxy S6

Tanto o top de linha da LG como o da Samsung são capazes de rodar os aplicativos do Android sem muito esforço. O hadware interno do Galaxy, no entanto, tem características superiores. 

Galaxy S6 tem processador com oito núcleos e 3 GB de RAM (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S6 apresenta processador Exynos 7420 de oito núcleos de 2,1 GHz, memória RAM de 3 GB e armazenamento interno de 32. Já o LG G4 traz o Snapdragon 808 com seis núcleos a 1,82 GHz, 3 GB de memória RAM e espaço interno de 32 GB, com possibilidade d expansão para até 128 GB. Quando o assunto é conectividade, ambos conta com rede 4G, Wi-Fi, NFC, Bluetooth e Infravermelho.

Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge? Confira no Fórum do TechTudo.

Se você procura por um celular poderoso, o Galaxy S6 promete ter desempenho superior com gráficos e jogos, por exemplo. No entanto, caso a sua preocupação seja o armazenamento do aparelho, talvez seja melhor escolher o LG G4, que, apesar de menos potente, tem entrada para cartão de memória.

Câmera: LG G4

Bons para fotografias, tanto um quanto o outro trazem câmera traseira de 16 megapixels com Flash LED e gravação em 4K, com direito a estabilização óptica de imagem. A diferença, porém, fica por conta do foco a laser e dos vídeos em câmera lenta HD do S6.

LG G4 chamou a atenção por design feito de plástico e couro (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Apesar disso, é com a câmera frontal que o celular da LG leva o troféu para casa. Com resolução de 8 megapixels - três a mais que o Galaxy S6 -, o sensor do G4 permite fazer videochamadas em Full HD (1080p). Por isso, os fãs de selfies ficarão mais satisfeitos com as imagens registradas pelo dispositivo da LG.

Sistema operacional e diferenciais: Galaxy S6

...

No que diz respeito à plataforma, os competidores são bem parecidos. O Galaxy S6 e o LG G4 tem atualização liberada para o Android 5.1 (Lollipop), e, provavelmente, receberão update para o Android Marshmallow. Além disso, o sistema é bastante modificado pelas duas fabricantes, o que costuma atrasar a chegada das atualizações e irritar usuários que preferem Android "puro".

Quanto aos diferenciais de cada um, o S6 é uma caixa de surpresas. O gadget tem sensor de batimento cardíacos, sistema de pagamento móvel e leitor de digitais entre as especificações. Enquanto isso, o LG G4 tem apenas o foco a laser como especialidade, que promete nitidez em poucos segundos.

Bateria: Empate

LG G4 tem bateria de 3000 mAh com sistema de carregamento rápido (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O LG G4 conta com bateria de 3.000 mAh contra uma capacidade de 2.550 mAh do Galaxy S6. Mas é preciso ter em mente que o smartphone da LG é maior e os números podem não representar uma vantagem significativa. Além disso, os dois suportam o carregamento rápido, que reduz drasticamente o tempo que o dispositivo passa conectado à tomada.

Preço e disponibilidade: Galaxy S6

Se você procura por um top de linha mais barato, o LG G4 promete ser uma opção melhor. O aparelho está disponível no Brasil pelo preço médio de R$ 1.899 em lojas online. Isso é consideravelmente bom para um top dessa geração.

No entanto, quando o quesito é custo-benefícios, é melhor optar pelo Galaxy S6. O telefone da Samsung tem um preço inicial de R$ 2.200, em média. A diferença não é tão grande, mas o S6 tem funcionalidades úteis, como leitor de digitais, sensor de batimentos cardíacos e pagamentos móveis.

Conclusão: Galaxy S6

LG e Samsung foram competentes ao fabricar celulares atraentes e de bom desempenho.  No entanto, o Galaxy S6 veio melhor equipado com funcionalidades e preço parecido com o do LG G4.

Galaxy S6 consegue oferecer mais funcionalidades por preço não muito diferente do G4 (Foto: Divulgação/Samsung)

Para quem, ainda assim, prefere o G4, a dica é comprar um cartão de memória e tirar o melhor do gadget. Embora o smartphone não tenha vencido a maioria dos tópicos, o aparelho continua uma boa compra, capaz de atender mais que as necessidades básicas do cliente.

Caso a dúvida persista, talvez valha a pena buscar outros modelos do mesmo nível, como Xperia Z3+, Moto X Force, iPhone 6, Galaxy Note 5 ou até mesmo aguardar a chegada do Lumia 950 no Brasil.

Tabela comparativa entre Galaxy S6 e LG G4 (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo