Fifa 16 tem sistema de marcação que não mudou muito em relação ao game anterior. Quem já estava acostumado com Fifa 15, vai ser adaptar rapidamente. Porém, para quem é novato na série algumas dicas são importantes. Afinal, basta um erro para abrir espaço para o gol do adversário.

Review: Fifa 16 ganhou nota 9.3 do TechTudo

Por isso, é importante ter noção não somente de marcação em campo, como também de posicionamento do time e organização tática antes de a bola rolar. Confira na lista abaixo como reforçar sua defesa, deixar a equipe mais forte e dificultar a vida dos rivais.

Fifa 16 tem sistema de marcação bem eficiente (Foto: Divulgação/EA Sports)

Posicionamento e Formação

A marcação começa muito antes de a bola rolar, no painel de táticas do game. É possível definir, no estilo de jogo do time, diversas propriedades de como a equipe vai ser agir em campo. Se vai marcar pressão, se os jogadores trocarão de posição, se o foco será o meio ou as pontas, e muito mais.

Fifa 16: edite preferências táticas do time (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

O ideal é organizar o time de acordo com as características dos jogadores. Exemplo: caso você tenha bons zagueiros, teste esquemas como o 3-5-2. Com alas rápidos e defesa sólida, é mais fácil de marcar. Mexa no estilo de jogo, até encontrar a configuração que deixe a equipe de acordo com suas preferências pessoais.

Instruções individuais

Se o modo como o time se porta é importante, a maneira como cada jogador atua será mais fundamental ainda. No menu de instruções, você pode escolher se algum volante vai apenas marcar ou se sairá para o jogo, por exemplo. Ou se ponta será ofensivo ou se também voltará para a marcação.

Fifa 16: instruções individuais aos jogadores são muito importantes (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Novamente, assim como nas formações, não há fórmula mágica. É tudo questão de gosto pessoas e adaptação ao estilo de cada time e atleta. Há dicas básicas, como o jogador principal do ataque sem obrigações defensivas, os volantes somente focados na marcação e os alas indo e voltando, mas é o usuário quem define sua preferência.

Estilo de Jogo

Antes de a bola rolar, você pode usar o direcional ou o analógico, dependendo de como controle é configurado, para definir se o time vai jogar na defesa, balanceado ou no ataque. É possível ainda definir preferências, como posse de bola, contra-ataque ou a marcação de pressão. Estes ajustes são importantíssimos.

Fifa 16: defina o tipo de jogo que quer que seu time faça (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Afinal, o usuário pode mudar tudo ao longo do game. E isso é o que torna o futebol real, assim como em Fifa 16, algo

... imprevisível. Dependendo de como o adversário jogar, é possível readaptar rapidamente o estilo de jogo para defender melhor. Tudo vai muito da leitura de jogo de cada um.

“Não vai de primeira!”

Se você joga futebol, certamente já ouviu a frase “não vai de primeira” quando está na marcação. A máxima é simples: não dê o bote assim que chegar perto do adversário. Afinal, caso você erre, irá ficar desarmado e ele passará tranquilamente, ganhando espaço para criar oportunidade de gol.

Em Fifa é a mesma coisa. Evite usar o botão de desarme em situações que não são bem claras que você pode acertar. Acompanhe de longe, no controle de um jogador sem a posse de bola, e usando o L2/LT para a máquina assumir aquele marcador que fica perto do rival que está com a bola.

Intercepte passes

A intenção dessa marcação com L2/LT é simples: interceptar passes. Enquanto o jogador controlado pela máquina está na marcação de quem está com a bola, o adversário poderá tentar fazer um passe, e então o atleta que você controla manualmente é quem pode aparecer para interceptar.

Fifa 16: controle manual é ótimo para interceptar passes (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Tente sempre ficar um passo à frente do adversário na marcação. A dica é ficar posicionado na diagonal de quem está dá o bote. E, caso as interceptações não funcionem, mantenha a calma e a estratégia. Uma hora tudo dará certo, sem desespero.

Troca de jogador

A troca de jogador é uma grande aliada, mas também grande inimiga. Não realize o comando a toda hora, porque você pode ficar vulnerável em algum lance do adversário. Troque somente quando a jogada estiver definida. Ou seja, a bola dominada pelo oponente e, assim, saiba exatamente quais as chances que ele tem.

Trocar de jogador com a bola no ar ou durante um passe em profundidade vai requerer bom nível de precisão. Faça somente quando perceber que o seu atleta está em posição favorável em relação ao adversário para tocar antes na bola, possibilitando a interceptação.

Sem correria

Muita gente acha que o melhor jeito de marcar é trocar sempre para quem está mais perto do rival com a bola e correr atrás dele. Mas esse não é o caso. Pois se você  fizer isso, ficará perdido em alguma situação, e ainda cansará mais os jogadores.

Qual o melhor jogo online de futebol? Comente no Fórum do TechTudo!

Use o botão de corrida somente na “hora H”, quando precisar dar um bote ou ser mais rápido do que o rival. Mas correr freneticamente e tentar roubar a bola a qualquer custo, normalmente, não é opção muito indicada.

Não saia com volantes e zagueiros

A última dica, mas não menos importante: não saia com volantes e zagueiros. Apesar de óbvia, muitos não a seguem. Evite fazer tabelas com estes jogadores e também não marque muito em cima com eles. Zagueiros devem ficar na zaga e volantes fazendo a cobertura deles. Evite também subir para o ataque com os dois laterais ao mesmo tempo. Assim, os espaços na defesa ficarão preenchidos contra os contra-ataques adversários.

Marcação dupla

Fifa 16: marcação dupla na ponta é uma boa opção (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Caso você saia para marcar em cima, use a marcação dupla, com botão R1 ou RT. A opção é arriscada, mas eficiente quando usada nos momentos certos – como quando adversários estão em jogadas pela ponta ou se enrolam em alguma troca de passes.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo