A InVisage é uma empresa que desenvolve um novo tipo de sensor fotográfico para fotos e vídeos com mais cor e luz. Aplicando a tecnologia de pontos quânticos, presente em alguns televisores, a empresa desenvolveu o sensor QuantumFilm, que se difere dos demais por não usar silício como substância sensível à luz.

Novo chip da Qualcomm pode deixar câmeras conscientes

A ideia por trás do QuantumFilm é usar um material que seja mais sensível à luz. Via de regra, quanto mais luz o sensor usado numa câmera puder captar, mais informações a fotografia, ou vídeo, terão.

Mesma imagem, dois sensores: note como o resultado da parte debaixo é distorcido em virtude da luz do sol, enquanto que a imagem acima tem um resultado mais cinematográfico (Foto: Divulgação/InVisage)

O resultado, de acordo com a empresa, são imagens com HDR e uma representação de cores muito mais precisa do que aquela possível num sensor CMOS comum, construído com silício.

Outra vantagem dessa tecnologia, de acordo com seus criadores, é a possibilidade de melhores resultados na gravação de imagens em movimento rápido. Isso é possível porque a câmera desenvolvida pela InVisage usa um tipo de obturador que elimina o problema das imagens “arrastadas”, comuns na hora de gravar elementos em movimento com câmeras mais simples e de celulares.

Qual é a melhor câmera profissional para iniciantes? Tire sua dúvida no Fórum do TechTudo

A tecnologia desenvolvida pela InVisage foi anunciada há cinco anos e, só agora, a empresa mostra resultados do que é possível fazer com seus sensores QuantumFilm. Para apresentar as capacidades do produto, a empresa produziu o curta-metragem Prix:

O curta foi intencionalmente produzido em locações com sol forte, condições não ideais de iluminação e em situações com movimento rápido para expor as capacidades do sensor.

Embora olhares mais clínicos

... percebam que as imagens estão um pouco desfocadas, algo que a InVisage explica como sendo um dos efeitos do uso de um protótipo, é possível notar as cores mais ricas conseguidas pela câmera.

Dada as aplicações em equipamentos menores, como câmeras simples e smartphones, a InVisage acredita que o QuantumFilm pode chegar em breve a esse tipo de aparelho. Para tornar essa tecnologia realidade em produtos voltados ao consumidor doméstico, a InVisage busca pareceiros e investimentos.

Via Tested e Techxplore



>>> Veja o artigo completo no TechTudo