A tela do seu computador ficou verde, de repente, enquanto usava normalmente a máquina? O problema ocorre mais frequentemente em monitores CRT, mas pode acontecer também em displays LCD, plasma ou mesmo OLED. Esse erro é tão comum quanto irritante, mas felizmente de fácil resolução.

4K já morreu? Confira as TVs e monitores ‘tops’ que já vêm com tela em 5K

O defeito pode ter várias causas, como uma solda solta ou um componente ruim. Veja as principais causas das imagens esverdeadas e saída como consertar.

Monitor com tela verde é um dos erros de vídeo mais comuns (Foto: Reprodução/SuperUser)

1. Encontre o componente ruim

Uma das primeiras coisas a fazer é tirar um printscreen e visualizar a imagem em outro dispositivo. Se a captura de tela mostrar uma imagem normal, você saberá que o defeito está no monitor, na placa de vídeo ou no cabo que liga os dois.

Feito isso, teste cada componente separadamente. Ligue outro monitor ao PC usando o mesmo cabo; se a tela não ficar verde, o problema é do monitor anterior. Também plugue o display que exibiu a falha em outro computador com o mesmo cabo, e depois com cabo diferente. Quando identificar qual é o item defeituoso você poderá dedicar-se à resolução.

Precisa de dicas para montar um PC gamer? Dê uma olhada no Fórum do TechTudo

2. Cabo defeituoso

Se o problema for o cabo, o mais recomendável é trocá-lo. Existe conserto para a peça, mas ela é muito barata para chamar um técnico especializado. Caso tenha um monitor CRT e o cabo seja fixo, abra a tampa traseira e puxe o fio – na maioria dos modelos, há um conector interno que permite soltar o cabeamento com facilidade.

Defeito no cabo ou conectores pode gerar tela verde (Foto: Divulgação/Americanas.com) 

Você também pode se aventurar a tentar consertar o cabo por conta própria, comprando conectores. No entanto, é importante salientar que ligações erradas podem danificar a saída do monitor ou da placa de vídeo, por isso esta não é a melhor opção.

3. Magnetismo

Algo que pode interferir no funcionamento do seu monitor é magnetismo. Aparelhos como subwoofers possuem ímãs consideráveis em seu interior, podendo causar o efeito esverdeado na tela. Os monitores têm uma bobina de desmagnetização embutida, portan

... to basta afastar quaisquer ímãs e verificar se o problema é resolvido.

4. Placa de vídeo

Se ao fazer os testes você identificou o problema como sendo da placa de vídeo, reinstale os drivers. Caso a tela continue verde, é provável que seja um dano físico. Neste caso não tem jeito: é preciso procurar uma assistência técnica.

5. Soldas internas

Outro defeito físico que precisa de reparo especializado é soldas internas ruins na placa RGB do monitor. Depois do cabo, este é o motivo mais comum para os monitores apresentarem imagem esverdeada, principalmente porque é esta peça a responsável pelas cores. Esse tipo de serviço técnico não é muito caro e garante um monitor em perfeito estado.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo