O Moto G 3 chegou ao mercado com bastante sucesso, assim como outros "irmãos" da linha. O lançamento da Motorola de julho de 2015 manteve as características que garantiram popularidade no passado, como suporte dual-chip, preço relativamente baixo e boas especificações.

Moto G 3: TV e 1 GB ou 2 GB de RAM? Conheça todas as versões do celular

O celular, porém, tem pontos negativos que podem ser decisivos na hora da compra. Confira os principais prós e contras do Moto G 3, e decida se vale a pena levar o smartphone para casa ou não. 

Moto G 3 Geração: veja motivos para comprar ou não o celular de 2015 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Pontos positivos:

1) Especificações

Desde o lançamento original, em 2013, o Moto G é sinônimo de ótimo custo-benefício. Isso ocorre graças ao preço barato e as configurações potentes. Com a terceira geração do aparelho, isso não é diferente. Todas as versões são à prova d’água (o Moto G 3 pode ficar submerso até 1 metro, durante 30 minutos).

Moto G 3 tem certificação IPX7 e é resistente a água (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Outros diferenciais estão no modelo com TV digital (DTV), 2 GB de memória RAM e armazenamento interno de 16 GB. A câmera traseira do Moto G 2015 conta com 13 megapixels, enquanto a câmera frontal é ideal para selfies, trazendo 5 megapixels com HDR. Isso tudo, somado a aspectos razoáveis, como tela de 5 polegadas (720 x 1280 pixels) e processador Snapdragon 410 de quatro núcleos, faz com que o Moto G 3 seja um bom celular.

 2) Rede 4G

A presença da conexão 4G é outro grande acerto. A rede LTE está presente até na versão mais simples do Moto G 2015, que custa R$ 899. Nessa faixa de preço, ainda não é tão comum ver celulares com a funcionalidade no Brasil. Certamente, essa é uma boa razão para quem precisa de mais velocidade para navegar na Internet pelo smartphone.

3) Atualizáação para o Android M

A Motorola é uma das fabricantes mais rápidas quando o assunto é atualização do sistema operacional. O Moto G 3 sai de fábrica com o Android 5.1.1 (Lollipop), mas a companhia já adiantou que o dispositivo receberá o Android Marshmallow.

Ter o sistema sempre atualizado é importante, principalmente para quem usa aplicativos que não estão disponíveis em versões anteriores. Por isso, o ponto deve ser considerado com atenção antes de adquirir qualquer aparelho.

Moto G 2015 roda Android 5.1.1 e receberá upgrade para Android M (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Pontos negativos:

1) Armazenamento

O principal defeito do Moto G 3 é a baixa capacidade de armazenamento. Internamente, há apenas versões de 8 GB e 16 GB. Como se não fosse pouco, a entrada para memória externa suporta microSD de 32 GB, no máximo. Quem compr

... ar o modelo deve se preparar para fazer backups constantes para o PC ou depender de serviços na nuvem.

O que você acha do Moto X Style e do Moto G 3? Comente no Fórum do TechTudo

2) Design

O design é um quesito que pode dividir opiniões. Por um lado, a Motorola conquistou consumidores ao trazer o Moto Maker, serviço com grande variedade de cores para personalizar o corpo do telefone, inclusive as Moto Shells. Além disso, a estreia do modelo branco foi comemorada, assim como as tampas traseiras azul e verde.

Moto G 3 tem muitas opções de tampas traseira (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Apesar disso, o Moto G 3 Geração apresenta seus problemas. O plástico, que imita metal nas bordas, arranha facilmente. A textura da tampa - outra novidade - acumula muita sujeira. Para completar, clientes reclamaram da espessura do gadget, que agora é maior, com 11,6 mm. Para quem gosta de estilos variados, o Moto G 2015 agrada, mas quem busca por praticidade pode se incomodar.

3) Bateria

A bateria de 2.470 mAh do Moto G 3 dá conta do recado, mas não é removível. Ainda que esta seja uma característica comum nos smartphones atuais, a ausência de opção para trocar a peça faz com que o aparelho, eventualmente, tenha vida útil reduzida.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo