A popularidade do Instagram faz com que a rede social seja muito visada por perseguidores ou pessoas com algum comportamento abusivo. A plataforma está de olho neste tipo de risco e publicou, ao longo do tempo, várias ferramentas de segurança para permitir que os usuários possam se proteger de práticas que consideram nocivas à comunidade. Se você quer aprender a ter uma experiência mais saudável, confira algumas dicas do site para aumentar a segurança do seu perfil.

Instagram (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

App do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A autenticação em duas etapas é um recurso de segurança que acrescenta uma verificação de identidade através do celular para permitir o login de um dispositivo. A função impede o acesso de terceiros mesmo que a senha de uma conta seja roubada e é usado por várias plataformas.

Os perfis da rede social são públicos por padrão, o que significa que todos os usuários podem ver. O Instagram, por outro lado, também permite que um usuário torne sua conta privada, liberando o acesso apenas para os seguidores. Isto impede que pessoas não autorizadas ou desconhecidas possam ver o que é publicado, aumentando a segurança.

3) Bloqueie usuários indesejados

Assim como outras redes sociais, o Instagram também permite bloquear o acesso de usuários específicos ao seu perfil, o que ajuda a filtrar comportamentos indesejados, como comentários abusivos em fotos. É possível bloquear o acesso ao Instagram Stories separadamente.

...

Os usuários da plataforma também podem controlar que tipo de conteúdo aprovam em seus comentários através da opção de filtragem. O bloqueio ocorre baseado em um filtro de palavras ofensivas do próprio aplicativo ou com a adição de palavras customizadas por cada usuário.

5) Use senhas fortes

O Instagram recomenda que os usuários tenham senhas que usem uma combinação de pelo menos seis números, letras e símbolos e que seja única para a plataforma — não reaproveitada do seu e-mail ou do Twitter. Isto torna a conta mais difícil de ser acessada, além de garantir que ela permaneça segura caso vaze por meio de outros serviços.

6) Denuncie comportamento abusivo

A rede social permite e encoraja que qualquer usuário denuncie fotos, vídeos ou comentários abusivos, como bullying e roubo de identidade. Estas opções podem ser acessadas com facilidade no celular ou na versão Web e garantem que a plataforma permaneça segura para todos.

7) Ajude amigos em necessidade

A plataforma incentiva que seus usuários ajudem uns aos outros quando possível. Isto inclui notificar as autoridades ao perceber comportamento que indique risco de suicídio ou automutilação. Caso o perigo não seja imediato, a recomendação é denunciar o conteúdo e tentar entrar em contato com a pessoa para garantir que esteja tudo bem.

Via Instagram

Como ficar invisível aos contatos no Instagram? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo