Infamous: Second Son iniciou inusitada moda na indústria de jogos ao apresentar uma função chamada “Photo Mode”. Este modo permite que usuários capturarem cenas emocionantes de suas aventuras sem ficar preso à câmera do game, com a capacidade de girar ao redor da ação, aplicar filtros, ângulos dramáticos e mais.

Como usar o PlayStation 4 para transmitir seus jogos para o Youtube

A novidade começou a se espalhar rapidamente entre outros games para exibir os seus belos gráficos e se tornou bastante comum em remasterizações para que jogadores imortalizassem seus momentos preferidos nesses títulos. Alguns vão até mais longe e permitem que você altere o visual do jogo mesmo fora do modo de captura. Confira a lista desses games.

Infamous: Second Son começou uma moda com seu Photo Mode (Foto: Reprodução/Gaming-Age)

InFamous: Second Son / First Light

O jogo que popularizou o conceito de um “Photo Mode”, Infamous: Second Son (e sua expansão independente First Light) foi o primeiro a trazer a ideia de criar e editar suas próprias Screenshots. O Photo Mode funciona sempre que você tem controle da câmera e oferece a chance de rotacioná-la ao redor do personagem, incliná-la para fotos mais extremas, adicionar filtros e ajustar o foco. As imagens ficam realmente belíssimas graças aos belos efeitos de partículas da nova geração.

Batman: Arkham Knight

Outro game que trouxe gráficos incríveis com efeitos de partícula foi Batman: Arkham Knight. O Photo Mode do game traz um elemento essencial para um jogo, a capacidade de deixar a imagem mais clara, pois o personagem quase sempre está nas sombras. Além disso é possível adicionar filtros com referências para fãs e molduras.

Mad Max

Baseado na série de filmes Mad Max, o game oferece uma série de situações explosivas e eletrizantes para tirar fotos no deserto pós-apocalíptico. Uma curiosidade do Photo Mode do jogo é que os filtros que você adiciona podem ser mantidos também na aventura normal para alterar o visual. Também é possível remover as barras de informação do jogo e deixá-lo mais difícil sem saber quanto de energia você tem.

The Order 1886

Assim como Mad Max, The Order 1886 traz um poderoso Photo Mode, o qual permite que você tire belas screen shots do jogo e também utilize suas configurações fora do modo de captura, durante o gameplay. Assim você pode jogar o game com configurações diferentes de iluminação, contraste, filtros e até mesmo em preto e branco, se quiser.

Shadow of Mordor

Inicialmente não parece haver nada de excepcional no Photo Mode de Shadows of Mordor, game que se passa no universo de Senhor dos Anéis. Ele oferece basicamente as mesmas opções de Infamous: Second Son, como filtros e ângulos de câmera dramáticos. Porém, quando este modo foi lançado, o Xbox One ainda não era capaz de tirar screenshots por conta própria. Isso significa que você podia arrumar toda a

... cena e não ter forma nenhuma de guardá-la.

Driveclub

Os jogos de corrida ficam cada vez mais bonitos a cada geração, porém sempre há um defeito: esses belos gráficos passam rápido demais. O Photo Mode de Driveclub permite que você pare a qualquer momento para capturar uma imagem, com opções de filtros e iluminação como de costume, mas também efeitos que borram elementos na tela para dar a impressão de velocidade. Aliados aos fantásticos efeitos de clima do game, Driveclub oferece algumas das mais belas screenshots do console.

GTA 5

Um jogo da dimensão de GTA 5 simplesmente pedia por um modo para tirar fotos por toda a cidade de Los Santos e capturar suas situações mais curiosas. O “Photo Mode”, no entanto, é um dos mais diferentes, pois é na verdade um App no celular dos personagens chamado Snapmatic. É preciso usar uma conta no Social Club da Rockstar para enviá-la à internet e somente nas versões do PlayStation 4, Xbox One e PC foi adicionada a capacidade de tirar fotos em primeira pessoa.

O "Photo Mode" de GTA 5 é bem diferente do apresentado em outros games (Foto: Reprodução/Grand Theft Auto Wikia)

The Last of Us Remastered

De que adianta um mundo pós-apocalíptico tomado de volta pela natureza se você não puder tirar algumas belas fotos? A remasterização do clássico The Last of Us adicionou esta novidade com a maioria das funções que outros games apresentam. No entanto, a câmera é mais limitada e não é possível usar o Photo Mode durante as cenas da história.

God of War 3 Remaster

Ao considerarmos todos os jogos presentes na lista, God of War 3 Remastered é sem dúvida o que tem o mais decepcionante Photo Mode. Como o game utiliza um sistema de câmera fixa, não é possível alterar a posição dela nas fotos, o que limita o modo. Como God of War 3 foi criado em uma época que esses modos não existiam, ele não estaria pronto para ter uma câmera em seus bastidores. Provavelmente os jogadores iriam ver construções pela metade que normalmente ficam fora da tela ou texturas em baixa resolução para objetos distantes.

Uncharted: The Nathan Drake Collection

Outra remasterização a apresentar um Photo Mode é a recente coletânea da trilogia Uncharted original do PlayStation 3, refeita para a nova geração. A oportunidade de jogar novamente as aventuras de Drake em resolução maior já é fantástica, porém ter a oportunidade de usar o novo Photo Mode para observar detalhes que outrora passariam despercebidos é ainda mais interessante.

As aventuras de Nathan Drake têm muito a mostrar no Photo Mode do jogo (Foto: Reprodução/Gear Nuke)

Você pretende transmitir seus jogos através da internet? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo