Um novo plano lançado pela Apple prevê o conserto gratuito de Macbooks Pro cujas telas de retina se desgastaram e começaram a apresentar problemas. O caso ganhou repercussão a partir de março, quando passou a ser chamado de Staingate. A expectativa é que pelo menos 6 mil pessoas tenham sido afetadas pelo problema, que resultou na criação de uma página no Facebook para catalogar os casos e a ameaça de mover um processo legal contra a fabricante devido aos danos causados.

Apple dá desconto de até R$ 1,2 mil para estudantes; veja como conseguir

O problema ocorre devido ao acumulo de danos na cobertura anti-reflexiva dos Macbooks. Isto pode acontecer, por exemplo, devido a pressão exercida na tela pelo próprio teclado do equipamento quando está fechado ou o uso incorreto de materiais de limpeza. O resultado é que a tela parece ficar riscada ou com bolhas de ar, o que dificulta o manuseio dos dispositivos.

Problemas com Macbooks criam riscos na tela de retina (Foto: Reprodução/Gizmodo)

A Apple não admitiu oficialmente o problema e não divulgou o novo programa em suas páginas. Os usuários afetados pelo problema estariam sendo contatados diretamente pela empresa para fazer o conserto em suas lojas.

Usuários terão direito ao reembolso caso já tenham consertado seus Macbooks (Foto: Reprodução/Staingate)

Os clientes que enfrentaram o dano e já pagaram por uma nova tela terão o direito a serem reembolsados. O benefício é válido para quem tem Macbook com menos de três anos ou que até um ano depois do dia 16 de outubro de 2015.

O problema surgiu a partir de março, quando foi reportado por vários consumidores em páginas como as comunidades de suporte da Apple e no Facebook. O caso foi chamado de Staingate e resultou na criação de um ban

... co de dados online com informações e imagens das telas.

O que vocês acharam das novidades da Apple em 2015? Opine no Fórum do TechTudo.

O TechTudo entrou em contato com a Apple Brasil para falar sobre esta questão e o que os consumidores brasileiros podem fazer, caso notem que seus aparelhos estão com o defeito. Em resposta, a assessoria afirmou simplesmente que a empresa está a par do caso, mas sem dar mais detalhes.

Via 9 to 5 Mac, Gizmodo e Engadget

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo