Rock Band 4 já está disponível no Xbox One e PS4, marcando o retorno da popular série musical ao mercado. Usando controles em formato de instrumento, como guitarra e bateria, Rock Band pode ser um pouco difícil de aprender ou dominar. Ainda que o game seja amigável a novatos, valem dicas sobre como mandar bem nas canções. Confira:

Rock Band: confira as maiores curiosidades do game de música

Guitarra/Baixo

A guitarra é o principal instrumento da série, já que Rock Band representou a evolução de Guitar Hero. Tocar guitarra no game não é tão difícil quando escolhemos as dificuldades “Easy” e “Medium”, mas o jogo fica realmente mais divertido no “Hard” ou “Expert”, onde usamos as guitarras em sua totalidade.

Saiba posicionar os dedos nos instrumentos de Rock Band 4 (Foto: Felipe Vinha / TechTudo)

Para “tocar” bem, é preciso dominar a movimentação dos dedos no braço da guitarra. Tente manter sempre os quatro dedos, do mindinho ao apontador, situados nas primeiras cores do instrumento: verde, vermelho, amarelo e azul. O laranja é o último botão e, na teoria, fica sem um dedo por cima, pronto para tocar quando a nota vier na tela, mas há um pequeno “macete” para ele.

O mais comum é que a nota laranja apareça apenas nos níveis Hard ou Expert, ainda que algumas músicas tocadas no Medium também ofereçam essa nota. A ideia é que o jogador pratique a rápida movimentação desses quatro dedos posicionados no braço da guitarra, para a esquerda e para a direita, facilitando o alcance ao botão laranja. No início é realmente atrapalhado e difícil de se dominar, mas com prática fica mais fácil.

As notas laranja em Rock Band 4 costumam vir em níveis mais altos (Foto: Divulgação/Harmonix)

As dicas também vale para tocar baixo, já que o controle em formato de guitarra vale para os dois instrumentos, ainda que no baixo as músicas costumem oferece um desafio um pouco mais simples em Rock Band, sem riffs complexos ou rapidez no nível Expert – salvo raras exceções.

Se estiver perdendo muito rápido, por conta de várias notas erradas, não esqueça de inclinar a guitarra para ativar o Overdrive, poder que fica disponível quando tocamos algumas notas certas e a barra amarela de especial se enche. O Overdrive te permite recuperar o medidor de performance bem mais rápido e soma multiplicadores à sua pontuação.

Bateria

A bateria é outro instrumento que requer prática e é bem mais complicado que a guitarra no jogo, principalmente por conta do pedal. Para quem tem problemas de coordenação motora, o pedal pode ser extremamente difícil de se dominar, mas com muito treino também é possível pegar o “segredo”.

A bateria de Rock Band apresenta dificuldade pelo pedal (Foto: Felipe Vinha / TechTudo)

As notas principais são o vermelho, amarelo, azul e verde. Não há laranja, mas este fica “traduzido” no pedal, que fica cada vez difícil, de acordo com o nível – Easy, Medium, Hard ou Expert – selecionado pelo jogador.

A principal dica, para se acostumar, é manter o pé em cima do pedal e só levantá-lo na hora em que a “nota” passa pela tela. Quando for p

... ressioná-lo, tente não fazê-lo somente movimentando o pé e o calcanhar – movimente toda a canela para obter um resultado mais satisfatório e cansar menos. Sentar em uma posição confortável também ajuda na hora de usar o pedal da bateria.
Siga as notas e treine bastante o pedal da bateria de Rock Band 4 (Foto: Divulgação/Harmonix)

O Overdrive também vale para a bateria, mas para ativá-lo é preciso realizar uma “virada”, isto é, tocar algumas notas específicas que aparecem na tela, finalizando com a verde. O momento certo de ativar o Overdrive na bateria aparece só de vez em quando durante as canções, então tente guardá-lo para as horas mais ideais.

Vocal

Não há uma dica específica para o modo de vocal em Rock Band 4. Isso vai do talento de cada um, já que é basicamente um karaokê. Apenas siga o tom que a barra de voz dita na tela, com graves e agudos, cantando também a letra correta que segue juntamente com a barra.

Vocais continuam sem segredo em Rock Band 4 (Foto: Divulgação/Harmonix)

Em alguns momentos, durante o vocal, será preciso “tocar” com o microfone, como se fosse uma pandeirola. Pontos pretos vão passar pela tela e o jogador que está cantando a música precisa bater o microfone na mão para marcar pontos. Nos vocais o Overdrive é ativado com um grito, alto ou baixo, dependendo do jogador.

Qual é o melhor jogo rítmico de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo