O Lumia 930 trouxe, no começo de 2014, o melhor hardware já feito pela Microsoft para um smartphone. O aparelho tem a atualização para o Windows 10 garantida para dezembro deste ano - o sistema operacional do 930, hoje, é o Windows Phone 8.1 -, e tem a qualidade da câmera como um dos seus principais atrativos.

Windows 10 chega aos smartphones Lumia em dezembro

Agora, será que suas outras características e especificações fazem com que o smartphone ainda seja um bom investimento? Veja cinco coisas que você deve saber antes de decidir se vale a pena ou não comprar o Lumia 930.

Cinco coisas que você precisa saber sobre o Lumia 930 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Principais especificações

O Lumia 930 foi o primeiro fabricado pela Microsoft com o processador Snapdragon 800, um quad-core de 2,2 GHz que representou um salto grande de desempenho em relação modelo anterior, o Lumia 920. Outra vantagem é sua memória de 32 GB de armazenamento e 2 GB de RAM, o suficiente para rodar bem qualquer aplicativo ou jogo disponível na Windows Store. Suas configurações não podem ser consideradas avançadas um ano e meio depois do lançamento, mas ainda são suficientes para o Windows Phone, sistema que exige pouco do hardware, o que mantém o aparelho eficiente ao longo do tempo.

Tela AMOLED é um dos destaques do hardware (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Outro destaque vai para a tela, uma AMOLED de 5 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), que apresenta cores vivas e alto contraste, ideal para assistir a vídeos e até ler textos sem tanto prejuízo para os olhos, como ocorre em modelos com tecnologia IPS.

Seus dois pontos fracos estão na falta de entrada para cartão de memória, curiosamente presente em todos os outros modelos lançados na mesma época, e no corpo grande e pesado: com 9,8 mm de espessura e 167 g, ele se torna difícil de ser usado com uma só mão e carregado por períodos prolongados sem cansar o usuário.

Câmera

Câmera do 930 está entre as melhores do mercado (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Windows: qual o melhor de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo

O grande destaque do top da Microsoft é, certamente, a câmera. Com um sensor PureView de 20 megapixels, sistema ótico de estabilização de imagem, lente Zeiss e gravação de vídeo em Full HD (1920 x 1080 pixels) a 30 qua

... dros por segundo, ela tem tudo para satisfazer as necessidades de boa parte dos usuários, mesmo considerando smartphones recentes com câmeras mais avançadas.

O resultado bom é visível, especialmente em ambientes com luz natural ou na gravação vídeos em movimento, quando a estabilização de imagem entra em ação. Só não espere muito da câmera frontal, que tem apenas 1,2 MP de resolução, muito menos do que smarts recentes que passaram a dar mais atenção às selfies.

Concorrentes

Tempos depois de lançado, o Lumia 930 hoje concorre pelo mesmo mercado com modelos como o Moto X Play, que tem bateria com muito mais duração; o Xperia Z3 Compact, que é à prova d’água e também fica bastante tempo longe da tomada; o Galaxy S5, que é mais potente e filma em 4K; o LG G3, com resolução de tela Quad HD (1440 x 2560 pixels); e o Zenfone 2, que tem dois chips e um telão de 5,5 polegadas, além de absurdos 4 GB de RAM.

Entre os outros smartphones da Microsoft, o 930 compete com o Lumia 1020 - que conta com uma câmera de nada mais nada menos que 41 MP. Além dele, o Lumia 1520, com tela de 6 polegadas, e o Lumia 830, que é uma opção um pouco mais barata, também são concorrentes do Lumia 930.

Cores disponíveis

Lumia 930 vem em quatro cores diferentes na traseira (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Lumia 930 chegou ao Brasil em quatro cores: verde, laranja, branco e preto. Mas vale ressaltar essas opções são somente na traseira, feita de policarbonato. Portanto, a única cor que prevalece em todo o aparelho é a preta, já que as partes frontal e lateral não mudam.

Preço e disponibilidade

Os LumiaS 930 estão se esgotando no país (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Veja o teste completo do Lumia 930

Lançado no começo de 2014, o Lumia 930 é um dos modelos mais atuais com Windows Phone 8.1. Além disso, ele está prestes a receber o update para o Windows 10 Mobile no final de 2015. Vendido por um preço que varia entre R$ 1 mil e R$ 1.500, ele tem, porém, um problema: caso você decida comprar o 930, saiba é bastante difícil encontrar unidades disponíveis em lojas pelo país, sejam físicas ou online.

Se você quer realmente um Windows Phone, você também pode optar pelo Lumia 830, que tem configurações mais simples e é mais barato, ou esperar pelo lançamento do novo Lumia 950, que já vem com Windows 10 de fábrica. Por outro lado, é válido optar por um dos concorrentes caso esteja disposto a usar Android – no mundo da Apple, o único na mesma faixa de preço é o iPhone 5C, embora o modelo 5S possa ter o preço reduzido quando o iPhone 6S chegar ao país.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo