Quinta-Feira, 09 de Abril de 2020

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

10/01/2020 07h00 Atualizado 2020-01-10T10:00:59.612Z


O Garupa é um app de mobilidade com funcionamento parecido com o Uber, 99 e demais aplicativos do gênero, em que o usuário deve informar sua localização no mapa e aguardar que um motorista parceiro (chamado de "garuper") faça o transporte até o seu destino. Entre os diferenciais do app Garupa está um serviço exclusivo para transporte de crianças, animais e também de objetos, funcionando como um "Rappi" de carro.

Desenvolvido no Rio Grande do Sul em maio de 2017, atualmente o app Garupa está em funcionamento em mais de 700 cidades de dez estados brasileiros, disponível para uso em celulares Android e iPhone (iOS), com tarifas um pouco mais baratas que as do Uber. Confira, a seguir, como funciona o app Garupa e os detalhes do aplicativo de transporte brasileiro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O app Garupa é bom?

O Garupa é um aplicativo de mobilidade que leva os passageiros a seus destinos. O funcionamento é exatamente igual ao do Uber, em que o usuário deve inserir seus locais de origem e destino, visualizando o trajeto em um mapa exibido na tela do celular, para que o motorista o encontre e leve até o ponto final em um carro próprio.

O cadastro é feito com poucos dados, como nome completo, CPF e um número de telefone, podendo usar as credenciais do Facebook para preencher o formulário. Uma selfie também é exigida para identificar o passageiro nas viagens. O pagamento pode ser feito usando cartão de crédito pelo próprio app Garupa, dinheiro ou crédito pré-pago, que deve ser acumulado por meio do pagamento de boletos bancários solicitados previamente.

Como funciona o app Garupa e quais são os serviços?

O Garupa possui três principais modalidades de serviço: Garupa Clássico, opção mais barata para trajetos mais curtos, equivalente ao UberX; Garupa Executivo, em que as viagens são realizadas em carros de luxo, com bancos de couro; e o Garupa Empresa, que fornece contratos exclusivos para o transporte de funcionários de um estabelecimento.

Em um teste realizado pelo TechTudo, uma previsão de viagem no Garupa com partida do Jardim Botânico de Porto Alegre ao Museu de Ciências e Tecnologia (PUCRS), com cerca de 2,7 km de distância, apresentou um valor um pouco mais barato do que pelo Uber, quando comparadas as modalidades mais básicas, no mesmo horário e sem tarifa dinâmica.

Além do transporte tradicional, o Garupa possui outras modalidades específicas:

Garupa Kids

Serviço específico para transporte de crianças em que o carro já estará equipado com cadeirinhas e assentos de elevação obrigatórios para crianças de um a sete anos. Nessas viagens, um adulto responsável deve acompanhar a criança, e a viagem custa 20% a mais.

Garupa Mulher

Serviço que disponibiliza apenas motoristas do gênero feminino para atender somente passageiras mulheres.

Garupa Pet

Serviço especializado em transporte de animais domésticos de pequeno e médio porte, com até 10 kg. Nesta modalidade, o veículo já contará com capas impermeáveis nos bancos para evitar sujeiras, o que aumentará a tarifa em 20%.

... iv>

Garupa Objeto

Esta modalidade é voltada para a entrega de pequenos volumes, como caixas, compras de supermercado, roupas da lavanderia e documentos. O motorista deve ter conhecimento do que estará levando e uma pessoa deve ficar responsável pela entrega e outra pelo recebimento. Esse serviço também cobra 20% a mais na tarifa do Garupa.

Garupa Estudante e Professor

Oferece descontos nas corridas de estudantes e professores que comprovem sua matrícula ou carteirinha, após aprovação do documento pela equipe do app.

Disponibilidade do Garupa App

Atualmente, o Garupa está disponível em mais de 700 cidades espalhadas por dez estados do país: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Rondônia.

Quais os benefícios do app Garupa para motorista?

Para se tornar um "Garuper", o motorista deve realizar um cadastro pelo app "Garupa Motorista", específico para os profissionais. Nele, será preciso enviar os documentos oficiais do condutor, como CNH e documento do veículo, além de fotos atualizadas do carro. Após uma análise dos dados, incluindo uma checagem de antecedentes criminais realizada pela equipe do aplicativo, o motorista estará apto a dirigir pelo Garupa.

Os motoristas recebem um pagamento padrão de 80% do valor de cada corrida. Esse valor é o mínimo estipulado pelo aplicativo, e pode aumentar em algumas cidades, podendo chegar a 90% da tarifa, a depender da demanda e da estratégia local.

O que é Clube Garupa?

O Clube Garupa é um programa de benefícios para o motorista Garuper. Após a ativação na plataforma, os profissionais passam a ter outras vantagens além da remuneração pelas viagens, como plano de saúde, descontos em lojas de conveniência, restaurantes, lojas de vestuário, barbearias, descontos no abastecimento de gasolina e na lavagem do carro, manutenção do veículo em oficinas, plano de telefonia com pacotes de dados especiais, entre outros, a depender da região em que se encontra.

Golpe do 'treme treme' no Uber: como denunciar? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo