A Apple pode estar prestes a apresentar um anel inteligente. O novo dispositivo aparece em uma  patente publicada nesta quinta-feira (1). De acordo com o projeto, o "iRing" ou "Apple Ring" viria equipado com microfone, sensores de movimento, motor de vibração e até uma pequena tela. Os recursos poderiam criar um novo mecanismo de interface com os outros aparelhos da fabricantes, como os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus, Apple TV, Mac e até uma casa equipada com o HomeKit.

iPhone 6S e Plus: tudo sobre o lançamento da Apple e possíveis preços

O documento que descreve o provável novo anel inteligente da Apple inclui algumas tecnologias, como o Force Touch, que detecta pressão no toque do usuário, e o Taptic Engine, que emite pequenas vibrações quando há notificações.

Anel smart da Apple pode servir para controlar outros produtos da fabricante (Foto: Reprodução/US Patent & Trademark Office)

iPhone 7: o que você espera do próximo smartphone? Comente no Fórum do TechTudo

O rumor de que a Apple poderia lançar um anel inteligente circula desde 2013, quando um investidor ligado ao mercado asiático disse teria ouvido planos sobre o anel smart em visita a uma fábrica da Apple. A ideia, já naquele ano, seria criar um dispositivo que servisse como um espécie de controle remoto para computadores, tablets e telefones da fabricante, algo como o Apple Watch faz hoje em conjunto com o iPhone - e que já foi apresentado por outra fabricante durante a CES 2015.

Mas a nova patente vai além, dizendo que o anel poderia servir

... até para transportar informações sigilosas com transmissão em curtas distâncias. Com um aperto de mãos, o pequeno dispositivo poderia autorizar transferências bancárias ou enviar mensagens criptografadas sem precisar do auxílio de conexão a Internet. Resta saber se essas funcionalidades poderiam chegar, um dia, ao Apple Watch, que parece ter sido o produto final escolhido para trazer essas tecnologias para o mercado.

Via US Patent & Trademark Office, Apple Insider e Geeky Gadgets



>>> Veja o artigo completo no TechTudo