O site Trilha do Enem fornece planos de estudos personalizados para alunos que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio. A plataforma sinaliza pontos fracos do conhecimento do estudante e sugere conteúdos para aprimorá-lo com simulados rápidos e temáticos. Além disso, o Trilha do Enem dá nota ao desempenho do aluno para verificar em quais cursos e faculdades ele seria aprovado por meio do Sisu.

Ao avançar nas atividades, usuários recebem insígnias e podem desbloquear novos conteúdos de estudos. A plataforma também oferece videoaulas e lives com professores que apresentam dicas sobre as matérias presentes no exame. Confira a seguir os recursos do site Trilha do Enem

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona o cadastro no site

Para usar as ferramentas gratuitas, usuários devem se cadastrar na plataforma (trilhadoenem.com.br) e, em seguida, realizar uma avaliação de nível. Após esse processo, o plano de estudos personalizado é liberado, assim como o sistema de pontuação por insígnias. É possível criar cadastros a partir de dados de uma conta do Facebook ou do Google. O sistema também permite realizar cadastro definindo login e senha com um endereço de e-mail do usuário.

1. Simulado inicial

O simulado inicial é oferecido nas categorias rápido, personalizado e simulado por área. O primeiro conta com apenas 15 questões multidisciplinares que são apresentadas de forma automática. O segundo, chamado de personalizado, permite ao usuário escolher o número de questões que devem ser solucionadas — sendo, assim como o anterior, multidisciplinar.

O terceiro simulado, por sua vez, oferece a escolha de temas por disciplinas. O resultado obtido ao final do questionário define a insígnia e quantidade de pontos iniciais do aluno dentro da plataforma.

2. Desempenho e tempo na trilha

A página inicial de usuário na plataforma exibe quadros que apresentam o desempenho no último simulado realizado, gabaritos e um demonstrativo da média de tempo gasto para solucionar as provas. As informações de desempenho são armazenadas para definir o avanço do estudante em pontos e avaliação através do método TRI — sistema que analisa respostas corretas e adiciona peso específico para cada acerto.

O quadro Tempo na Trilha pode ser utilizado por pessoas que desejam acompanhar o tempo de resolução de questões ou de toda a prova. O sistema, que é apresentado com cálculos automáticos, é ideal para estudantes que se preocupam em entregar a prova do Enem dentro do prazo determinado.

3. Simulador de aprovações

O Simulador de Aprovações é uma ferramenta que estimar se o aluno conseguiria uma vaga no curso desejado de acordo com as notas de corte de edições anteriores do Enem. O sistema também informa se a média de notas atual permite ganhar bolsas do Prouni. Cotistas podem definir sua origem racial, se é aluno de escola pública ou se possuem renda mensal familiar de até 1,5 salários mínimos por pessoa. As opções devem ser definidas antes de iniciar o simulado das notas.

4. Aulas e Simuladões

A página com Aulas e Simuladões traz um calendário de lives oferecidas pelo site. A plataforma mostra as disciplinas, professores e a data das aulas e oferece um botão para iniciar os vídeos das edições anteriores. O vídeo é apresentado em uma janela do YouTube em tela cheia na guia do navegador web. Sendo assim, não há visualização de comentários e outras ferramentas oferecidas pela plataforma de vídeos do Google.

5. Controle de estudos

A página para controle de estudo oferece algumas ferramen

... tas personalizadas, como o recurso Estudo Inteligente. Ele permite que alunos consultem planos de estudo criados com base em dados de desempenho na plataforma. Dessa maneira, é possível melhorar o entendimento em disciplinas com menores índices de acerto.

A ferramenta Estudo Personalizado permite escolher uma matéria para estudar. Em seguida, basta determinar o grau de dificuldade das questões e definir uma data de entrega para os estudos que serão lançados na plataforma. Essa seção também conta com ferramenta para criação de grupos de estudos e convidar para participar dos debates.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo