Terca-Feira, 11 de Agosto de 2020

Nos últimos anos, a AMD tem perdido terreno para a Intel quando o assunto é processadores de alto desempenho. Mas isso pode mudar a partir de 2016, quando a empresa americana vai lançar os novos CPUs com a arquitetura Zen. Saiba o que esperar da tecnologia e como isso pode impactar no mercado de PCs.

Conheça os melhores processadores AMD para jogos disponíveis no Brasil

Em entrevista a um jornal de Austin, onde fica uma das fábricas da empresa, Suzanne Plummer, chefe da equipe do Zen, disse que é a primeira vez em vários anos que os engenheiros da AMD têm total liberdade para trabalhar em uma arquitetura de CPU. Isso pode significar que a empresa definitivamente abriu os cofres para o desenvolvimento e está disposta a retomar a liderança em processadores de alto desempenho.

Processadores Zen podem acirrar disputa entre AMD e Intel (Foto: Divulgação/AMD)

Maior performance

Em uma conferência para investidores em maio, a AMD revelou alguns detalhes sobre os novos processadores Zen. E as informações são animadoras. De acordo com os gráficos, as CPUs Zen tem 40% mais instrução por clock do que os chips “Excavator”. Isso quer dizer que trabalhando em uma mesma frequência a quantidade de cálculos é bastante superior do que o modelo da geração atual.

Menos núcleos, mais eficiência

Construído em um processo de fabricação de 14nm na arquitetura x86, a AMD vai apostar em mais eficiência por núcleo do que uma maior quantidade de cores. O responsável por isso é o Multithreading Simultâneo (SMT, na sigla em inglês), semelhante a Hyperthreading da Intel.

Cache

Na conferência para investidores foi apresentado um gráfico de um processador de quatro núcleos, com um cache L2 de 512KB para cada core e um cache L3 total de 8MB. A memória cache será baseada na nova tecnologia HBM, a mesma utilizada nas novas placas de vídeo Radeon.

Qual processador é melhor para jogos? Opine no Fórum do TechTudo.

Controlador e socket

Os novos chips Zen terão suporte às memórias DDR3 assim como ao novo padrão DDR4. Além disso eles terão suporte a PCI Express 3.0, para uma melhor integração às novas placas de vídeo. O socket será o nov

... o AM4.

Eficiência energética

Os processadores da linha Zen contarão com o processo de fabricação FinFet. A tecnologia consegue manter a eficiência do processador trabalhando em uma tensão menor. Ele terá apenas 95w de TDP.

Data de lançamento

Ainda não há informações sobre a data exata de lançamento e nem o preço dos primeiros processadores da linha Zen. É esperado que os novos processadores cheguem ao mercado no final de 2016.

 Via AMD, My States Man e PC Gamer



>>> Veja o artigo completo no TechTudo